Notícias

Prefeitura de Guarapuava conclui mais uma etapa do programa “Asfalto na Porta de Casa”

14/04/2023

A partir de agora, moradores da Vila São José, Região do Bairro Industrial/Xarquinho, contam com pavimentação asfáltica e calçadas novas. Treze ruas foram beneficiadas nesta etapa do programa da prefeitura.

 

Na tarde desta sexta-feira (14), moradores e proprietários de empresas da região da Vila São José, Região do Bairro Industrial/Xarquinho, em Guarapuava, puderam notar uma verdadeira transformação na comunidade. Naquele local, está em fase de conclusão um projeto ousado, criado pelo prefeito de Guarapuava, Celso Góes; o “Asfalto na Porta de Casa”.

 

O caminhoneiro José Chagas, de 68 anos, mora há 42 anos na Rua Bonfim, Vila Industrial e falou das dificuldades enfrentadas até o momento por causa das ruas sem asfalto e sem manutenção. “Eu moro nessa rua desde 1981. Em 1980 eu construí minha primeira casa aqui e nunca me mudei. Mas nesses mais de 40 anos que vivo neste bairro, houve muito sofrimento. Quando chovia, isto aqui virava um lamaçal e para sair de casa era preciso calçar botas de borracha. Mas agora não. Agora nós temos um asfalto novo, com calçada e tudo. Eu só quero agradecer ao prefeito pela atenção que deu aos moradores. Só neste trecho são mais de dez casas, sem contar as outras ruas da vizinhança que ficam nos arredores”, relatou o morador.

 

Quem também se disse muito feliz com o asfalto novo na porta de sua casa, foi o pintor de carrocerias Marcos José Felaço. Vizinho de José Chagas, ele também mora na Rua Bonfim há 13 anos. Ele falou das dificuldades que enfrentou nos últimos tempos por causa da falta de acesso em sua residência.

 

“Sem asfalto tudo fica muito mais difícil. Não tem como sair de casa, nem como ir ao mercado ou ao trabalho. Nesses 13 anos que moro aqui com minha família, nós amargamos muitas chuvas e barro. Quando vieram fazer a vistoria aqui para começar o asfalto, eu nem acreditei, porque todos os outros vinham, faziam promessas em épocas de eleição e desapareciam. Mas este prefeito, nunca prometeu nada e está fazendo muitas coisas bonitas pela nossa cidade. Ele está de parabéns, juntamente com toda a sua equipe”, sublinhou Marcos.

 

O supervisor de obras da Construtora Penteado, responsável pelo asfaltamento daquele trecho, Anildo Roque Corrêa (Bozó), adiantou que até domingo (16), os trabalhos de pavimentação serão concluídos nas 13 ruas que compõem o lote. “Estamos na fase final dos trabalhos neste trecho de pelo menos 13 ruas aqui no Industrial. O tempo atrapalhou um pouco, mas até domingo, vamos concluir o serviço. Durante a semana, asfaltamos as ruas residenciais. No fim de semana, vamos pavimentar os trechos que passam em frente às empresas, pois em outros dias, a entrada e saída de veículos é grande e isto atrapalharia o andamento das obras”, detalhou Bozó.

 

O secretário de Planejamento e Urbanismo de Guarapuava, Paulo Dirceu Rosa de Souza, falou da importância do asfaltamento na região do Bairro Industrial/Xarquinho. Ele contou que as obras foram contratadas via Centro de Planejamento Urbano e Habitacional de Guarapuava (CEPLUHG), por meio de convênio com o Paranacidade.

 

“Esta é uma demanda antiga dos moradores desta região, principalmente dos que residem na Vila São José e que, até então, não contavam com suas ruas pavimentadas. Graças a este projeto do prefeito Celso Góes, que é o ‘Asfalto na Porta de Casa’, foi possível contratar este serviço via CEPLUHG, com recursos do Paranacidade. Não vamos parar com as obras no fim de semana e, até domingo, a parte do asfalto será concluída. Para a outra semana, uma equipe deve concluir alguns pontos de calçada e preparar o passeio para o plantio da grama. Eu me sinto muito feliz com este trabalho, pois é uma demonstração de respeito para com os moradores que precisam de conforto e dignidade”, conclui Paulo.