Notícias

Prefeitura de Guarapuava marca presença na Jornada Educatech 2023

03/10/2023

Em sua 3ª edição, o evento conta com diversas atividades e mostras de projetos científicos de diferentes instituições. O objetivo é promover conexões entre Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação. 

 

Iniciou nesta terça-feira (3) e vai até quarta-feira (4), no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, em Guarapuava, a Jornada Educatech 2023. Em sua 3ª edição, o evento conta com diversas atividades e mostras de projetos científicos de diferentes instituições. A intenção, nos dois dias de encontro, é promover conexões entre Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação. 

 

“É uma honra poder fazer parte deste grande projeto. Nós da prefeitura de Guarapuava, em nome do nosso prefeito Celso Góes, sentimos uma alegria enorme e nos dedicamos todos os dias para poder proporcionar possibilidades para os jovens. Acreditamos que o futuro de nossa cidade está nas mãos dessa nova geração. Queremos ver nosso município cada vez mais desenvolvido, tecnológico e inovador. Por isso, aproveitem oportunidades como as de hoje, busquem conhecimento”, salientou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava (SCT&I), e membro do Fórum CT&I, Sávio França Denardi. 

 

A Jornada Educatech surgiu com a intenção de fomentar a cultura da inovação no município. Por meio da tecnologia de novas ideias, o cotidiano pode ser facilitado, acarretando melhor qualidade de vida para a população. Para isso, segundo Isabela Queiroz, idealizadora do projeto, é necessário incentivar novas ideias aliadas à educação.

 

“Estar neste espaço e poder ver as crianças e jovens motivados a desenvolver novas ideias, demonstra o quanto é importante promover a inovação no ambiente educacional. Ter este evento fomentando o ecossistema de inovação, mostrando que temos vários talentos, impulsiona ainda mais a nossa realidade”, comemorou. 

 

Durante os dois dias consecutivos de evento, mais de 70 instituições do Município e de outras cidades da região, estarão presentes apresentando seus projetos. E a expectativa é de que mais de três mil pessoas participem. 

 

“A Jornada foi desenvolvida em Guarapuava, com o objetivo de atingir diversos talentos, tanto daqui quanto da região”, conclui Isabela.  

 

“Estou apresentando aqui hoje, o meu projeto intitulado ‘Horta inteligente, reservatório para captação de água da chuva e sistema de irrigação automáticos’. Quando o sensor sente a presença de água, ele abre a comporta para recebê-lá. Já na parte da horta, quando o sensor de umidade percebe que está seco o solo, ele ativa um sinal para ligar a bomba para irrigar e quando está úmido o suficiente, ele manda parar. Assim não super-hidrata nem desidrata o solo. Estou muito feliz por poder estar representando a minha escola e meu município neste evento tão importante”, contou Nathalia Ribas Borecki, de 12 anos, aluna do Colégio Estadual Professores Edvaldo e Maria Janete Carneiro, da cidade de Turvo.  

 

Ainda nesta terça-feira, a partir das 17h30, haverá a tradicional Corrida Maluca, que visa potencializar o evento e estimular ainda mais os participantes. Este ano, 14 escolas participam da competição. 

 

Guará Gamer

 

Integrando as atividades do evento, a Secretaria Municipal de Educação de Guarapuava (SME) realiza o primeiro Guará Gamer Matific Arena, uma competição de gamificação entre os estudantes de quartos e quintos anos. 

 

“Essa competição é uma ferramenta educacional muito importante, porque torna o aprendizado muito mais envolvente. A matemática é uma disciplina fundamental que contribui no desenvolvimento cognitivo e lógico do aluno, mas o ensino dessa área é um dos grandes desafios da educação. Então, torná-la atrativa e divertida se faz urgente. Práticas como o Guará Gamer Matific Arena contribuem no estímulo do aprendizado, no desenvolvimento de conhecimentos matemáticos, mas, acima de tudo, desafiam e incentivam os alunos a solucionar problemas”, destacou a diretora do Departamento de Tecnologia Educacional da SME, Jessica Kiczevi.

 

As 16 escolas mais bem classificadas na primeira edição do Desafio Matific, realizado entre os dias 31 de julho e 4 de agosto, vão se enfrentar na Arena Matific, no stand da Educação, durante o evento. Já na quarta-feira (4), a Arena será aberta ao público, trazendo jogos de gamificação para a comunidade.

 

“Eu e meus colegas estamos motivados e acreditamos que vamos ter um bom resultado aqui na Arena. Pois nos preparamos muito para este momento”, argumentou Samuel Ravanello, aluno do 5° ano da Escola Municipal Carlita Guimarães Pupo. 

 

Para conferir mais fotos do evento acesse clicando AQUI.