Notícias

Prefeitura de Guarapuava premia leitores da Biblioteca Municipal Padre Ruiz de Montoya

28/03/2024

Juntos, os cinco maiores leitores da biblioteca foram responsáveis pelo empréstimo de quase 700 livros durante 2023.

 

A tarde desta quinta-feira (27) foi especial para os cinco maiores leitores da Biblioteca Municipal Padre Ruiz de Montoya. Em uma cerimônia na Casa da Cultura, a Prefeitura de Guarapuava, por meio da sua Secretaria de Cultura, reconheceu o empenho e o amor pela leitura daqueles que mais emprestaram livros da biblioteca durante 2023.

 

A premiação “Leitores do Ano” busca incentivar a população guarapuavana a se engajar no universo da leitura, promovendo o acesso à informação e o desenvolvimento intelectual.  

 

Rita Felchak, secretária de Cultura, expressou sua satisfação com o sucesso do prêmio e a participação da comunidade. “É essencial cultivar o hábito da leitura, especialmente em uma era dominada pela tecnologia. Ler é fundamental para acompanhar o desenvolvimento futuro, e queremos incentivar os jovens a abandonar um pouco seus celulares e explorar os livros físicos em busca de conhecimento e literatura. Não queremos que esse hábito se perca. Para os mais velhos, vimos hoje na categoria sênior como a leitura é valorizada. Um livro é um grande companheiro, capaz de nos transportar para diferentes situações e nos fazer companhia nos momentos difíceis e de tranquilidade”, disse Felchak.

 

Os leitores foram divididos em cinco categorias. Confira os premiados:

 

  • Infantil: Gabriel Valduga Bastos – 120 livros emprestados
  • Infantojuvenil: Maria Paula Mello – 30 livros emprestados
  • Janete Baranovski – 106 livros emprestados
  • Isair Cremasco – 174 livros emprestados
  • Cleusi Mary Bini – 267 livros emprestados

 

Gabriel Valduga Bastos, de 7 anos, premiado na categoria infantil, compartilhou sua alegria e entusiasmo pela leitura, incentivando outras crianças a cultivarem o hábito da leitura desde cedo. “Leio desde os cinco anos. Agora, leio todas as noites e também de manhã, antes de ir para a escola. Gosto principalmente de histórias em quadrinhos e também de alguns livros de Harry Potter […] Para quem está começando, digo que vale a pena”, pontuou o menino.

 

Sua mãe, Luísa Valduga Bastos, enfatizou a importância de estimular o interesse dos filhos pela leitura desde cedo. “Em casa, sempre tivemos muitos livros, e ele sempre demonstrou interesse por eles. Decidimos frequentar a biblioteca para que ele pudesse ter contato com uma variedade ainda maior de livros e também para desenvolver o hábito de escolher e devolver os livros sozinho”, contou Luísa. 

 

Izair Clemasco, de 81 anos, representou os leitores mais experientes na categoria sênior, destacando sua paixão pela filosofia e sua dedicação à leitura. 

 

“Eu leio há muitos anos já. Dia e noite. Eu leio muito (sobre) filosofia. Se deixar, eu passo 24 horas por dia lendo”, comentou Izair. 

 

A Biblioteca Municipal possui um acervo de mais de 36 mil livros à disposição. E Cleusi Mary Bini é quem mais realizou empréstimos desse acervo durante todo o ano de 2023. Um detalhe: Cleusi não teve a oportunidade de ser alfabetizada, e quem lê as histórias para ela é sua mãe, Evanilda. 

 

“Esse interesse dela surgiu com um passeio que ela fez aqui, com a escola. E dali em diante ela começou. E até hoje ela não parou mais. Quanto mais ela lê, mais ela quer. Ela não sabe ler, então eu leio para ela. Mas, depois eu leio, ela monta as historinhas como ela acha que deve ser”, relatou Evanilda.

 

“É uma maravilha” complementou Cleusi sobre as histórias que ela ouve sua mãe contar.

 

Os alunos da Escola Sonho de Criança acompanharam a cerimônia e receberam incentivo para a leitura. Após a entrega das placas aos premiados, as crianças participaram de uma sessão de contação de história.

 

O empréstimo de livros da Biblioteca Municipal é gratuito. Basta ir até o local ( Rua Alcione Bastos, 1821 – Alto da XV) e realizar o seu cadastro.

 

Confira mais fotos da premiação AQUI.