Notícias

Prefeitura de Guarapuava promove I Jornada de Atenção à Saúde Bucal

22/11/2023

O evento tem como objetivo promover a educação para práticas saudáveis e preventivas nos cuidados com a boca.

 

Nesta quarta-feira (22), e quinta-feira (23), a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove a I Jornada de Atenção à Saúde Bucal.  O evento ocorre no salão nobre do Centro Universitário Campo Real e visa a promoção da educação para práticas saudáveis e preventivas nos cuidados com a boca.

 

“Este evento é inédito em nossa cidade e serve, principalmente, para integrar os servidores e realizar uma troca de experiências entre os profissionais de saúde bucal do município. Mas o encontro é também, para que possamos formular protocolos, realizar melhorias na qualidade de atendimento da população. Atualmente, contamos com cirurgiões dentistas em quase todas as unidades básicas de saúde de Guarapuava. O evento em si, é muito inovador. Esse avanço na odontologia é de extrema importância, pois geralmente é um setor que muitas vezes acaba esquecido e só é lembrado quando o paciente sente a dor. Porém, precisamos realizar a prevenção de saúde bucal”, salientou a secretária de Saúde de Guarapuava, Chayane Andrade Ceroni.

 

“A Jornada foi idealizada e pensada, principalmente, no servidor. A ideia, primeiramente, foi  capacitar os profissionais, além de aumentar as conexões entre eles. Com isso, acreditamos que conseguiremos melhorar cada vez mais o atendimento da população e a qualidade de vida dos nossos servidores”, sublinhou o coordenador municipal de Saúde Bucal de Guarapuava, Hugo Vieira de Santana.

 

Em dois dias de evento, a Jornada conta com uma programação variada, entre palestras com profissionais renomados da área, dinâmicas e homenagens. A primeira palestra foi promovida pela enfermeira do município, Audineia Martins Xavier e teve como tema: “Atualização da Rede”.

“É de extrema importância que exista vínculos e união dos profissionais, para que o serviço entregue à população, seja, de fato, realizado com qualidade. Eu gosto de frisar que, no caso dos dentistas, é preciso enxergar além da boca do paciente. É preciso sim, ver o ser humano”, explicou.

 

Participam da Jornada, profissionais da rede municipal e privada de saúde, servidores públicos e estudantes de odontologia.

 

Confira a seguir as demais programações do evento:

 

22 de novembro

13h30: Boas Práticas no Serviço Odontológico – Cirurgiã Dentista Simone Miranda Galicioli

15h30: O Papel da Odontologia na Oncologia – Cirurgiã Dentista Ana Paula Triano

 

23 de novembro

8h30: Atenção à Saúde Mental dos Profissionais – Professora Marília Araújo

13h: Hugo Vieira de Santana – Coordenador da Divisão de Saúde Bucal

Mônica da Silva Tavares – Diretora do DGTES (Departamento de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde)

14h: Dinâmica – Psicóloga Elaine Cristine Palazio

15h: Encerramento – Coffee.