Notícias

Prefeitura de Guarapuava promove tradicional Feira do Peixe Vivo

28/03/2024

 A comercialização ocorre na Praça Cleve, no centro da cidade. Entre as opções de peixes estão carpas, tilápias e bagres de quatro piscicultores do Município. 

 

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Agricultura, promoveu na manhã desta quinta-feira, 28 de março, a tradicional Feira do Peixe Vivo.

 

Dentre as espécies comercializadas, estão carpas, tilápias e bagres de quatro piscicultores locais. 

 

“A Feira é um incentivo para os produtores e para os consumidores. Esta interação entre os produtores e os consumidores é extremamente importante. Na Feira, a população tem a oportunidade de adquirir um alimento saudável e fresco. A população que pretende adquirir os produtos deve chegar cedo”, enfatiza o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro.  

 

Ao todo, serão comercializadas aproximadamente duas toneladas das três espécies de peixes. Os preços são determinados pelos próprios produtores e deverão acompanhar os valores praticados pelo mercado, mas com o diferencial de serem frescos. 

 

Irene Ramos, de 50 anos, é piscicultora há dois anos e meio e é a primeira vez que vende na Feira. Segundo ela, a ação é uma ótima oportunidade para dar visibilidade aos seus negócios e conseguir uma renda extra. “Nós trabalhamos no setor há dois anos e meio e temos um pesqueiro também no Morro Alto. Este ano, resolvemos participar da Feira do Peixe Vivo, pois vimos uma excelente oportunidade de vender mais e ainda poder mostrar e ajudar a divulgar o nosso trabalho. E a partir de agora, pretendemos participar todos os anos, sempre trazendo ótimos pescados a gosto dos consumidores”, argumentou Irene. 

 

Afonso de Lima, de 65 anos, conta que todos os anos vem até à Feira para garantir o peixe fresco para a Sexta-feira Santa. Ele fala das vantagens de comprar peixes dessa forma. 

 

“Faz muitos anos que venho até a Feira do Peixe Vivo. Hoje comprei quatro quilos de Carpa Húngara. Para nossa família já é tradição o almoço da Sexta-feira Santa consumirmos peixes. Por isso, aqui é uma ótima oportunidade de garantir um peixe fresco, de qualidade e com preço bom”, disse.