Notícias

Prefeito Celso Góes formaliza a implantação da primeira escola bilíngue de instrução em Libras em Guarapuava

06/02/2024

Por meio da Resolução 007/2024, a assinatura do documento permite a instalação deste modelo de ensino que é inédito no Paraná. 

 

A educação inclusiva é um tema cada vez mais presente nas escolas de todo o mundo e, em Guarapuava, não é diferente. Fazer com que todos tenham as mesmas condições e oportunidades é um desafio. Por isso, na manhã desta terça-feira (6), a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou a assinatura da Resolução 007/2024, que permite a implantação da primeira Escola Municipal Bilíngue de Instrução em Libras do Estado.

 

“A educação de Guarapuava passa por um momento muito importante. Já realizamos diversas melhorias e ampliações em todas as nossas unidades de ensino. Por isso, nossas ações são referência para cidades como Maringá, Londrina, dentre outras do País. No que diz respeito à inclusão, nós já investimos muito. Temos promovido melhorias importantes no ensino, o que inclui crianças autistas e com outras deficiências. A maior missão de um gestor, é a de deixar um legado para as próximas gerações. Por isso, vamos criar em breve, um departamento especializado em inclusões. Quanto à Escola Bilíngue de Instrução em Libras, nós, definitivamente, saímos na frente. Nossa unidade é a primeira do Paraná nestes moldes e isso é muito importante para toda a comunidade. Isto é primar pela inclusão em todos os sentidos”, ressaltou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes. 

 

“Há  décadas, se sonhou com este momento. E agora, temos uma Escola Bilíngue com instrução do ensino de Libras em nossa cidade e isso é muito importante. Por isso, ter a oportunidade de participar da gestão, é poder fazer o extraordinário na vida das pessoas. E o nome que essa escola recebe, é de uma pessoa que fez exatamente isso. Portanto, o reconhecimento que estamos fazendo neste dia é em memória do trabalho e da dedicação que Jaqueline (Fontoura Santos) desempenhou em nossa cidade”, sublinhou o secretário de Educação de Guarapuava, Pablo de Almeida.

 

 

HISTÓRIA

 

A primeira Escola Municipal Bilíngue de Instrução em Libras,  irá funcionar nas dependências da Escola Municipal Iná Ribas Carli, no Bairro Industrial Xarquinho. Com a entrada em um bloco e saídas independentes dos alunos dos demais blocos da escola, a instituição dará suporte desde a educação infantil (4 anos) ao ensino fundamental (5° ano).

 

O nome da Escola homenageia a professora Jaqueline Fontoura Santos, que atuou na Escola Municipal São José, dedicando grande parte de sua vida, na inclusão e alfabetização das crianças surdas. Ela também fez história quando desempenhou um papel essencial na abertura e implantação do Programa de Ensino Regular com Atendimento Especializado (PERAE), demonstrando respeito à língua, à cultura e à identidade surda. 

 

Jaqueline, que morreu no dia 29 de novembro de 2023, dedicou mais de 30 anos de sua vida ao ensino e ao envolvimento ativo com a comunidade surda. Portanto, segundo a SME, nomear a escola em sua homenagem é uma maneira justa e significativa de eternizar sua contribuição valiosa para a educação inclusiva e a promoção da igualdade. 

 

Presente no evento, o filho da professora homenageada, João Vitor Procópio dos Santos, disse da emoção que sentiu ao presenciar a homenagem feita para sua mãe. “Eu estou muito feliz em poder estar presente neste dia que lembra a minha mãe e a causa inclusiva pela qual ela lutou sua vida toda. Com isso, sei que o legado dela ficará presente e será lembrado para sempre”, expressou.

 

As aulas na Escola Municipal Bilíngue em Instrução em Libras, Professora Jaqueline Fontoura Santos, começaram nesta segunda-feira. Até o momento, 20 crianças já estão matriculadas e estudando na nova unidade de ensino do Município.

 

Estiveram presentes durante a cerimônia de assinatura, vereadores e autoridades, além de servidores da educação e membros da comunidade surda de Guarapuava.