Notícias

Prefeitura de Guarapuava traz dicas culturais com passeios para fazer no fim de semana

27/01/2023

Os passeios podem ser feitos sozinho ou na companhia de amigos e familiares.

 

Para ninguém ficar parado e poder apreciar atrações diferentes com amigos e familiares, a prefeitura de Guarapuava traz dicas do que fazer neste fim de semana no município. Para quem gosta de estar em contato com a natureza, uma boa opção é o Parque das Araucárias. O parque possui áreas para trilhas e pistas de caminhada. Para as trilhas dentro da unidade de conservação, o funcionamento é das 08h às 17h. Já para a área comum com as pistas de caminhada, Jardim Europeu e estufa, o horário é das 07h às 18h.

 

Um ponto bastante visitado e conhecido é o Salto São Francisco. Com uma bela paisagem e lugares para fazer trilha e estar em contato com a natureza, é um dos pontos turísticos mais bonitos da região. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é das 8h às 17h. Contudo, apenas a trilha do mirante na parte superior está aberta.

 

Outra opção para os amantes da natureza é conhecer a Casa Amarela, localizada na Rua Benedito de Paula Louro, km 6, Estrada do Guairacá – Comunidade Invernadinha. A experiência mexe com os sentidos e tem duração de quatro horas. Estão inclusos no passeio: contato com a paisagem, caminhar em meio à natureza, visita aos lagos que são “Janelas para o Céu”, conhecer um pouco sobre as abelhas sem ferrão e degustar os melhores pratos da região com o café rural. É necessário fazer o agendamento com antecedência para no mínimo 15 pessoas e no máximo 30. O telefone é: 42 9 99232646, com WhatsApp.

 

Já na Colônia Vitória, em Entre Rios, as famílias podem conhecer a cultura Suábia, tradições, locais históricos e a paisagem rural. Além de conhecer sobre a cultura, os visitantes podem aproveitar alguns pratos típicos. Por exemplo, Dobosch, Strudel de Maça, Bretzel, Kipfel e Kreamschnitten que são elaborados por meio de receitas das antigas “Omas”. Também é possível conhecer o museu histórico, o Memorial Mathias & Elisabeth Leh e fazer um delicioso piquenique com a cesta oferecida no local. Lembramos que é necessário fazer a reserva com 48h de antecedência. Os contatos são: telefone: 42 3625 1907 e WhatsApp: 42 999583154.  

 

Além disso, na Estrada Santa Carlota alto Rio das Mortes, o Recanto Santa Teresa proporciona momentos de relaxamento, contemplação e recuperação. Além de trazer técnica de respiração, caminhada na floresta, meditação e um delicioso café com produtos naturais. Também é necessário fazer reserva com 48h de antecedência para no mínimo 10 pessoas e no máximo 20. Contato: 42 9 88121876 com WhatsApp.

 

Para os amantes de uma boa cerveja, considerando que Guarapuava é a capital da Cevada e do Malte, duas ótimas opções estão disponíveis. A Donau Bier, na Colônia Cachoeira, em Entre Rios, traz uma experiência para família e amigos, em uma viagem cultural de sabores e de conhecimentos. O passeio ocorre toda terça e sábado das 14h30 às 23h e contempla tour pelo local, um chopp de 300ml à sua escolha e uma taça de brinde. Só é necessário fazer reserva com 24h de antecedência para grupos de 15 pessoas ou mais. Contato pelo telefone com WhatsApp: 42 991385317.

 

Por fim, a segunda opção é a Irmandade, que traz a experiência dos sabores dos ingredientes guarapuavanos harmonizados com cervejas diferenciadas. O passeio contempla explicações sobre as tradições da nossa cidade, como tropeirismo, charque, harmonização de sabores e a história do estabelecimento. Não é necessário fazer reservas, os dias de funcionamento são de terça a sexta-feira das 18h às 23h30, e sábado, das 17h às 00h. Contato pelos números com WhatsApp: 42 991313050 e 42 988267697. A Irmandade fica na Rua Leonardo Valente, 304, Bairro Primavera.