
Premiação do concurso cultural da Campanha contra o tabagismo é realizada durante o Educatech 2023
04/10/2023
Com o tema “POD/não pode”, que faz alusão ao cigarro eletrônico tipo vaper, os estudantes participantes do concurso deveriam produzir um vídeo de cunho educativo em combate ao cigarro eletrônico.
Na manhã desta quarta-feira (4), a Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava realizou a premiação do concurso cultural da Campanha contra o tabagismo.
Com o tema “POD/não pode”, o projeto alerta as pessoas, sobretudo, os jovens, para os perigos do cigarro eletrônico tipo vaper. Os estudantes participantes do concurso deveriam produzir um vídeo de cunho educativo em combate ao cigarro eletrônico.
A campanha foi executada pela Divisão de Promoção à Saúde e do Departamento de Atenção à Saúde. Como parceiros do projeto, destacam-se o Departamento de Gestão do Trabalho e Educação de Ensino, a Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (SCT&I), o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES) e o Colégio Estadual Ana Vanda Bassara. A premiação ocorreu durante o último dia da Jornada Educatech, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos.
“Estou muito feliz em poder estar presente neste dia. Não tinha como a Secretaria de Saúde não apoiar um projeto tão importante como este. Pois sabemos o quanto o tabaco, e em especial, os cigarros eletrônicos fazem tão mal à nossa saúde. Espero que seja o primeiro de muitos que ainda virão”, enfatizou a secretária de Saúde de Guarapuava, Chayane Andrade Ceroni.
“Infelizmente, os jovens estão utilizando a tecnologia para o mal da sociedade. É possível notar isso com a utilização do POD. E como bem diz a Campanha, isso não pode acontecer. A inovação e a tecnologia precisam atuar para auxiliar a sociedade a se desenvolver positivamente. E por isso, projetos como este que conscientizam quanto a isso, são extremamente importantes”, sublinhou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava (SCT&I), Sávio França Denardi.
“Gostaria de agradecer aos nossos apoiadores, as instituições aqui presentes que fizeram parte do projeto. Agradeço também a toda nossa equipe da Secretaria de Saúde e aos alunos e gestores do Colégio Ana Vanda Bassara que abraçaram a Campanha. Spou grata à prefeitura de Guarapuava e ao prefeito Celso Góes pelo apoio. Sem a união de todos os citados, o projeto e a Campanha não teriam tanta visibilidade como teve”, argumentou a enfermeira e uma das idealizadoras do concurso, Audineia Martins Xavier.
“É uma honra para nós do Colégio Ana Vanda Bassara fazermos parte deste projeto. E em especial neste dia, podemos perceber que, o principal objetivo da Campanha e do Concurso Cultural foi alcançado. Conseguimos conscientizar, transmitir e mobilizar os jovens para o não uso do cigarro eletrônico. Isso já nos deixa muito felizes. Durante o período de divulgação, fomos a diversas instituições e empresas informando sobre os malefícios do tabaco e, em especial, dos cigarros eletrônicos”, salientou a diretora do colégio Estadual Ana Vanda Bassara, Marly Lobregati.
Participaram da Campanha, alunos da rede pública e particular de Guarapuava. E as inscrições tiveram início dia 29 de agosto e finalizaram no dia 29 de setembro. O concurso foi composto por três categorias: Vídeo com mais curtidas dentro da rede social TikTok (1º lugar); Vídeo mais criativo (1º lugar); Vídeo com melhor mensagem transmitida (1º e 2º lugares).
Entre os prêmios, estão aparelhos de celulares, dispositivos Kindle para leitura, planos semestrais de academia, ring light, cesta de produtos, relógio digital smartwatch, entre outros prêmios.
Confira a seguir os alunos premiados e suas respectivas categorias:
1º lugar, vídeo com mais curtidas no Tik Tok – Maria Eduarda dos Santos Lima e Rhaissa da Silva, do Colégio Estadual Ana Vanda Bassara.
1º lugar, vídeo mais criativo – Nicolas Gabriel Freitas Medeiros e Pedro Henrique Tibúrcio Silva, do Colégio Estadual Rui Barbosa.
1º lugar, vídeo com melhor mensagem transmitida – Miguel Ribeiro Kich, do Colégio Estadual Ana Vanda Bassara.
2º lugar, vídeo com melhor mensagem transmitida – Vitor Pierry Vaes e Vinícius Gabriel Paes, Colégio Estadual Ana Vanda Bassara.
“Nós produzimos o vídeo no curso de mídias digitais. Estamos muito felizes por poder ter conseguido ganhar o prêmio, pois isso demonstra que conseguimos levar a mensagem de conscientização sobre o mal que o POD pode causar à saúde humana”, disseram as ganhadoras da categoria vídeo com mais curtidas, Maria Eduarda dos Santos Lima e Rhaissa da Silva.
Para conferir mais fotos da entrega da premiação, clique AQUI.