Notícias

Primeira etapa da revitalização da Avenida Rubem Siqueira Ribas está com 32% de execução

18/10/2023

Já foram concluídas as obras subterrâneas de drenagem, execução do alargamento da via, colocação do meio-fio, em alguns trechos base e sub-base da pavimentação e nivelamento da pista. 

 

Com o objetivo de melhorar a mobilidade da região, garantir a segurança de quem utiliza o espaço, além de promover a visibilidade e acessibilidade a um dos pontos turísticos mais visitados do município, a Prefeitura de Guarapuava segue executando a obra de revitalização da Avenida Rubem Siqueira Ribas, no bairro Jordão. 

 

“Temos atuado de maneira muito firme nesta obra. Sabemos da importância da avenida. Entendemos que muitas vezes o processo da obra gera transtornos, mas estamos trabalhando para amenizar os impactos. Queremos valorizar a vila Jordão e melhorar a qualidade de vida dos moradores da região. Esse é um investimento para o povo de Guarapuava”, destacou o prefeito Celso Góes.

 

O projeto foi elaborado pelo Centro de Planejamento Urbano e Habitacional de Guarapuava (CEPLUHG), com intuito de garantir mais segurança aos motoristas, ciclistas e pedestres, melhorando a mobilidade na avenida que dá acesso ao Parque Recreativo Jordão.

 

“Por conta do tráfego pesado que passa por esta via, foi preciso executar um projeto bem planejado de drenagem. Realizamos um projeto único e que nunca havia sido realizado no município. Foram instaladas diversas caixas de passagens e por conta disso, tivemos alguns transtornos no trânsito, porém pedimos a compreensão de todos, pois tudo o que está sendo realizado, está sendo muito bem planejado pensando sempre em melhorar cada vez mais a vida da população”, salientou o secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu Rosa de Souza.

 

A etapa atual da obra compreende a ponte do Rio Jordão até a linha férrea, e neste momento já foram concluídas as obras subterrâneas de drenagem, execução do alargamento da via, colocação do meio-fio e em alguns trechos, base e sub-base da pavimentação e nivelamento da pista (reperfilagem).  

 

“A reperfilagem consiste na colocação de uma nova camada de asfalto para nivelar e corrigir a via, corrigindo defeitos e dando uniformidade. Essa camada serve como base para a camada final e vai sendo assentada (corrigida) com o trânsito diário de veículos”, explicou Paulo. 

 

Finalizado a o nivelamento da via, será colocado o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), ou seja, um revestimento asfáltico. 

 

Por fim, serão colocados os equipamentos públicos que são: a iluminação pública, arborização, mesas, bancos para descanso, lixeiras, bebedouro, um bicicletário, belvedere (espécie de mirante), para registros fotográficos, além de uma iluminação moderna, toda em led. 

 

A previsão para conclusão desta primeira etapa é para o início de 2024 (salvo condições climáticas).

 

O projeto 

A obra é dividida em três etapas; a primeira está com cerca de 32% de execução que vai do Rio Jordão até a linha do trem. Na sequência, será executada a segunda etapa, que vai da linha do trem até o Mirante da Serra. Por fim, a última etapa finaliza as obras que vão do mirante até o Parque Linear do Jordão.