Notícias

Procon orienta população sobre as promoções da Black Friday

17/11/2023

O objetivo é fazer com que o consumidor não caia em golpes e faça as compras com mais segurança.

 

Com a promessa de grandes promoções neste período do ano, a prefeitura de Guarapuava, por meio do Procon, divulga algumas dicas para que o consumidor saiba se prevenir de possíveis golpes e compre produtos que estejam realmente dentro das normas do órgão de fiscalização.

 

A Black Friday é um tradicional dia de liquidações que atrai uma multidão de consumidores. Em 2023, a Black Friday ocorre no dia 24 de novembro, última sexta-feira do mês. O objetivo do Procon é fazer com que as compras sejam feitas com mais segurança.

 

A principal dica é que o consumidor esteja atento desde antes do dia para monitorar o preço do produto que pretende adquirir. Com isso, ele pode saber se o desconto é real ou se houve a prática da “maquiagem” do preço. Portanto, a escolha do produto deve ser preferencialmente anterior à promoção, bem como a pesquisa de preços é sempre a alternativa mais acertada.

 

“É importante que os consumidores fiquem atentos às dicas para que não tenham problemas em relação ao consumo. Devem se atentar para a idoneidade do site da loja ou do estabelecimento que está comprando. Principalmente nos casos da internet, é preciso tomar cuidado com os sites clonados ou falsos. Optar por comprar em empresas conhecidas”, afirmou a superintendente do Procon de Guarapuava, Luana Esteche.

 

 

Confira outras dicas:

  • Planeje e liste os produtos que precisa ou deseja;

 

  • Acompanhe os preços dos produtos ou serviços. Identifique as melhores ofertas e confira os descontos;

 

  • Cuidado com a tentação da “oportunidade única”. O comércio eventualmente realiza liquidações, principalmente, após as festas de fim de ano. Por isso, se não puder gastar na Black Friday, aguarde.

 

  • O importante é se planejar na hora da compra, evitando agir por impulso e gastar mais do que pode. Com dinheiro na mão, vale pechinchar descontos ainda maiores para pagamento à vista.

 

  • Solicite todas as informações sobre o produto, e se for comprar a prazo, se informe dos juros incidentes e do valor final que irá pagar;

 

  • Se verificar qualquer defeito após a compra, vale lembrar que, os itens adquiridos em liquidações e peças de mostruário, têm os mesmos prazos de garantia previstos em lei. Sendo possível reclamar, em até 30 dias, de problemas aparentes em produtos não duráveis. Para itens duráveis, o prazo se estende para 90 dias, contados a partir da verificação do dano.

 

Ademais, o Procon orienta o consumidor a sempre desconfiar de preços muito mais baixos, pois estes podem constituir fraude, devendo sempre refletir antes da compra para não se endividar e realizar um péssimo negócio.

 

“E ainda, o consumidor que se sentir lesado ou tiver problema relacionado a compras durante a Black Friday, como descumprimento do que está estipulado na oferta, publicidade enganosa, atraso na entrega, dentre outros, poderá procurar o Procon de Guarapuava”, concluiu Luana.