
Professoras da rede municipal participam de formação sobre Letramento matemático
25/09/2023
50 professoras, das 250 participantes do projeto Alfabetização em foco, estiveram presentes em mais um encontro.
Na tarde desta segunda-feira (25), a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou mais uma etapa da formação “Alfabetização em foco” para 50 professoras, educadoras e assistentes de alfabetização de primeiros e segundos anos.
As assessoras pedagógicas da SME, Marlete Lima Crissi e Marcia Raquel Rocha, foram as responsáveis por ministrar a formação que ocorreu no auditório da SME. O encontro foi dividido em dois momentos. Inicialmente, as professoras passaram por uma introdução teórica de uma hora, e mais tarde, três horas de atividades práticas.
“Capacitar os professores é uma das principais iniciativas da Secretaria de Educação. Reconhecemos que a fase de alfabetização é de suma importância para os alunos, pois é nesse período que eles absorvem todas as competências relacionadas à leitura e escrita. Portanto, é indispensável que nossos professores identifiquem as necessidades específicas de cada aluno, proporcionando intervenções direcionadas para fortalecer suas habilidades linguísticas desde o início de sua jornada educacional”, sublinhou o secretário de Educação, Pablo de Almeida.
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e o Compromisso Nacional pela Criança exigem que o aluno esteja alfabetizado no fim do segundo ano do ensino fundamental. Pensando nisso, com formações constantes, o projeto Alfabetização em Foco oferece suporte pedagógico às professoras, sempre primando pela melhoria nas habilidades de escrita e leitura dos alunos.
“O objetivo desta formação é contribuir para a melhoria da metodologia e das práticas das professoras, dando sugestão de atividades e de como explorar os materiais manipulativos de matemática. Este encontro é mais um momento para as professoras discutirem e compartilharem algumas ideias. O projeto conta com formações periódicas, assessoramento direto às turmas e professores, e monitoramento do desenvolvimento dos estudantes, por meio de sondagens”, destacou Márcia.
O encontro teve como tema “Letramento matemático”, um modelo de ensino que busca desenvolver um entendimento mais profundo e prático desse estudo, compreendendo e utilizando conceitos matemáticos em diferentes situações cotidianas.