
Programa Melhor em Casa capacita profissionais da saúde para o manejo da oxigenioterapia
04/05/2021
Nesta terça-feira (04), foi realizada a capacitação com profissionais da saúde sobre a utilização de oxigênio no tratamento de pacientes com Covid-19 ou que tiveram a doença. A fisioterapeuta do Programa Melhor em casa, Inajara Mendes, orientou os participantes de como deve ser o manejo da oxigenioterapia.
Segundo Maria Theresa Melhem Pelissari, coordenadora do Programa, o encontro teve como finalidade realizar uma atualização do tema aos demais fisioterapeutas da Rede Municipal e fisioterapeutas residentes em Saúde Pública.
Os profissionais capacitados vão orientar e acompanhar os pacientes que necessitem do uso de oxigênio complementar em ambiente domiciliar, otimizando o uso desse insumo e prevenindo complicações decorrentes ao uso inadequado e excessivo do mesmo, explicou a coordenadora.
A capacitação ocorreu na sede do Programa Melhor em Casa.
Atenção Domiciliar Melhor em Casa
No Programa Melhor em Casa os aparelhos de oxigênio são prescritos aos pacientes a partir de consulta médica, onde é avaliada a necessidade dos equipamentos. Se um paciente estiver internado e houver necessidade de uso dos aparelhos em casa, antes que ele receba alta, a equipe do Programa orienta os familiares sobre o cadastro e entrega o aparelho na casa do paciente, prestando auxílio aos familiares sobre o manuseio da máquina e eventuais dúvidas.
A sede do programa fica na rua Guaíra, nº 2069, no bairro Alto da XV. Mais informações pelo telefone (42) 3622-7095.