
Programa Papel Passado entrega mais 130 títulos de propriedade nesta sexta (18)
19/12/2020
Cerca de 130 famílias compartilharam nesta sexta-feira (18), a alegria de ter regularizada a posse do imóvel. O programa Papel Passado realizou, no Paço Municipal, a última entrega dos títulos de propriedade para os moradores do anexo ao Jardim das Américas e da Vila Wrege. A regularização proporciona mais segurança jurídica e os meios para fazer o Registro da propriedade no Cartório de Imóveis.
Entregar esses títulos são uma grande conquista para mim. No fim do meu mandato estou conseguindo concluir mais uma promessa que está ajudando a mudar a vida de diversos guarapuavanos. Foi um trabalho de muita luta que agora podemos entregar com um grande resultado, a garantia de posse, ressaltou o Prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.
O titulo é gratuito e significa mais do que o documento em si, expressa anos de trabalho da Secretaria de Habitação e Urbanismo para proporcionar o direito à moradia digna para população que mais precisa. “Conseguir que esses títulos fossem entregues hoje, fazer com que todas essas familiais tomassem posse legalmente da própria terra foi um trabalho demorado que necessitou de muito esforço da Secretaria e de todos os envolvidos, por isso tenho muito orgulho do trabalho que fizemos”, comentou o secretário de Habitação e Urbanismo, Flavio Alexandre.

Terezinha Alves uma das beneficiadas pelo programa Papel Passado – Foto: Secom.
A moradora do bairro Jardim das Américas, Terezinha Alves, 62 anos, contou como a conquista vai mudar a vida da família.
Esse papel vai mudar a minha vida, agora eu posso construir, vou poder fazer as coisas para mim mesma e minha família, antes eu tinha medo de investir e precisar sair, mas agora não, agora eu tenho certeza de que é meu, contou a guarapuavana.
A história da Terezinha é apenas uma. Ao todo, 52 famílias celebram essa conquista. Para os moradores do anexo Jardim das Américas, esta é uma oportunidade de transformação de vida. As famílias foram retiradas de uma área de invasão e o município optou pela urbanização e divisão das áreas. Cada terreno tem em média até 200 metros quadrados e têm atualmente um valor estimado de R$ 75 mil reais.
A regularização das terras é símbolo de um novo capitulo na história dos beneficiados, como os moradores da Vila Wrege realocados de uma área de risco precária conhecida como favela da Volta Grande. A ocupação do espaço iniciou ainda na década de 90, mas a realidade começou a ser transformada com a sensibilidade de dona Terezinha Wrege que negociou sua propriedade para alocação das famílias. Durante todo o processo, a Secretaria de Habitação atuou com assistência social, jurídica e de engenharia.

Cerca de 130 famílias receberam os títulos de posse. Agora, terão 6 meses para fazer o registro do imóvel gratuitamente. – Foto: Secom.
O nome da Vila é uma homenagem à dona Terezinha Wrege, já falecida, por sua contribuição para a comunidade. O poder público também fez sua parte ao levar infraestrutura adequada como calçadas, asfalto, esgoto, sistema de coleta de lixo, transporte coletivo e iluminação pública, garantindo desenvolvimento social e melhor qualidade de vida.
O Papel Passado é considerado o maior programa de regularização de terrenos urbanos da história de Guarapuava.