
Programa Potencial Feminino: Alunas do curso de Mecânica Automotiva realizam visita técnica à Toyota
26/10/2023
A turma, formada em edição especial de outubro rosa, teve todas as 25 vagas preenchidas por mulheres.
O Programa Potencial Feminino é promovido pela Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM). Os cursos profissionalizantes ofertados são gratuitos. Para a edição especial do Outubro Rosa, foram disponibilizados dois cursos, sendo eles Mecânica Automotiva e Elétrica Residencial Básica, exclusivamente para mulheres.
“O intuito desta visita foi proporcionar às alunas uma vivência de uma oficina e mostrar a realidade do mercado de trabalho. Então, acredito que a visita técnica ela vem muito a acrescentar no aprendizado das nossas alunas”, destacou a chefe da Divisão de Cursos da SPPM, Adriele Tomacheski.
Nesta quarta-feira (25), as alunas do curso de Mecânica Automotiva do Programa Potencial Feminino fizeram uma visita técnica na concessionária de automóveis da marca Toyota. Durante a visitação, as 25 alunas conheceram as áreas da concessionária, desde a recepção de serviço, até a oficina, pátio de carros e showroom.
Roseflaine Leite de Prado procurou o curso para auxiliar em sua vida pessoal. “As vezes você vai em algum lugar e por ser mulher, um defeito no carro se tornam mil. Eu achei interessante fazer esse curso porque, mesmo que você não trabalhe com carros, pelo menos você tem uma noção básica”, explicou ela.
O funcionário da Toyota que acompanhou as alunas explicou como funciona a rotina de trabalho, em questões de organização, controle de horário de serviço e as normas que todas as concessionárias da marca precisam seguir para manter um padrão.
Ana Géssica da Silva é assistente social e também é uma das alunas do curso. “Eu percebo o curso de mecânica automotiva como uma oportunidade de representatividade da mulher nesse ramo, que é predominantemente masculino. É uma oportunidade para que as mulheres consigam estar mais visíveis. Assim que eu soube do curso eu já me interessei, porque também proporciona a nossa emancipação enquanto mulher, porque ajuda a evitar que a gente seja facilmente enganada em uma oficina ou ao comprar um carro, por exemplo”, .