
Representantes da Anseditur Região Sul promovem palestra em Guarapuava
03/11/2023
Fazendo parte do 1º Festival da Cevada e do Malte, o encontro contou com a participação de grandes nomes do turismo da região. A reunião foi organizada pela secretária de Turismo e Eventos do município, Katriane Mila, que também é diretora da Região Sul da Anseditur.
Na manhã desta sexta-feira, 3 de novembro, Guarapuava recebeu representantes da Associação Nacional dos Secretários e Diretores Municipais de Turismo – Anseditur Região Sul. O encontro foi no salão da Sociedade Rural, anexo ao Parque de Exposições Lacerda Werneck.
A reunião foi organizada pela secretária de Turismo e Eventos do município, Katriane Mila, que também é diretora da Região Sul da Anseditur.
“Guarapuava foi escolhida pelo seu grande crescente no setor de turismo em âmbito nacional. Nossa cidade tem um enorme potencial turístico e vem mostrando atrações de renome nesse meio. É um prazer receber os secretários, presidentes e coordenadores de turismo da região para apresentar o que Guarapuava tem de melhor a oferecer”, destacou a secretária.
FAzendo parte do 1º Festival da Cevada e do Malte, o encontro contou com a participação de grandes nomes do turismo da região.
Segundo o coordenador do Festival de Turismo das Cataratas e presidente do Conselho de Turismo de Foz do Iguaçu, Paulo Angeli, o turismo é uma das atividades econômicas que mais gera emprego e renda, e, por isso, ele destaca que é sua valorização é necessária.
“Eu acredito que os gestores públicos têm que ter consciência de que quando um turista vem para a cidade, é dinheiro novo que entra, e é emprego que gera. Por isso, eu acho muito importante o fortalecimento do turismo, principalmente na região de Guarapuava. Eu estou vendo o esforço da Secretaria (de Turismo) para se posicionar na excelência do turismo estadual com várias referências; e o Festival da Cevada e do Malte é uma delas”, ressaltou o presidente.
Conforme Tatiana Turra, secretária de Promoção da Anseditur e presidente da Empresa Municipal de Turismo de Curitiba, o encontro é um ponto-chave para a integração dos gestores e coordenadores de turismo e integrados da região.
“Esse é o momento de integração. Nós precisamos desse processo, porque temos o crescimento do turismo regional. As últimas pesquisas (principalmente as do Google, que trabalhou o perfil do viajante), indicavam muito as viagens regionais. Desta forma, acreditamos que quando fortalecemos a integração, conseguimos organizar produtos e roteiros integrados com isso. Ao fim, o setor acaba beneficiando tanto a comunidade que recebe, como também os turistas. Geramos conforto e segurança, assim como o maior número de fluxo de turistas. Por isso, a economia acaba sendo fortalecida”, comentou Tatiana.
O encontro ainda serve de auxílio para que os secretários conheçam a Associação e saibam quais são os benefícios que ela pode trazer para os participantes, como explica a secretária executiva da Anseditur, Meyre France Ferreira Leão, que veio diretamente de Brasília – DF para apresentar a Anseditur e a importância do Associativismo.
“Quem recebe os benefícios são os municípios. E a intenção da Anseditur é ajudar os secretários a partir de Brasília, e fazer a ligação das secretarias municipais com o Governo Federal. Otrabalho da Anseditur é fomentar políticas públicas para o desenvolvimento dos municípios e ajudar o Governo Federal a fazer políticas públicas mais assertivas de forma regional”, declarou Meyre.
Sobre Guarapuava, a secretária de Brasília destacou o clima e a boa hospitalidade como pontos forte e que instigam os visitantes a buscarem a cidade como destino de viagens.
“É a minha primeira vez em Guarapuava e esse friozinho daqui é um diferencial. Muitas vezes as pessoas pensam na questão do sol e praia e os destinos mais frios não são tão visitados. Mas Guarapuava tem esse diferencial que realmente é um grande potencial para quem gosta dessa parte do frio e da cerveja também. O Festival vem muito a calhar por causa da questão do prêmio que Guarapuava está pleiteando de ser a primeira Capital Nacional da Cevada e do Malte. A partir deste título, a Secretaria de Turismo vai conseguir trabalhar para trazer mais pessoas, cervejeiros do Brasil todo, e aqui, eles poderão desfrutar desse Festival e de capacitações. Guarapuava está de parabéns por tudo que está proporcionando na área”, concluiu a secretária.
O encontro teve vários momentos para apresentação de ideias e conteúdo, bem como espaço para debater sobre o turismo da região. Dentre as atividades, houve um café de boas-vindas, palestra sobre a Anseditur e destinos turísticos inteligentes, e uma visita técnica a Entre Rios, distrito de Guarapuava que está concorrendo à Melhor Vila Turística do Mundo pela OMS.