
Resumo de Notícias
22/07/2014
Prefeitura entrega mais sete escrituras de regularização para famílias
Na tarde desta segunda-feira (21), o prefeito Cesar Silvestri Filho e o secretário de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre, realizaram mais uma etapa da entrega das escrituras de regularização fundiária. Sete famílias foram beneficiadas e receberam a documentação de suas terras. “É muito bom saber que estamos fazendo a diferença na vida dessas pessoas. Poder dar o documento das terras é o mínimo que a prefeitura pode fazer para honrar esses cidadãos”, destaca o prefeito.
A dona de casa Adélia dos Santos morava há mais de 10 anos em um terreno sem regularização. Agora ela já possui o documento de posse de suas terras em mãos. “Eu sinto como se estivesse levando um troféu para casa. Uma luta de 10 anos que hoje, aqui, foi resolvida”, conta Adélia, 58 anos.
Prossegue programação do Festival de Inverno
Nesta terça-feira (22), na Praça 9 de Dezembro, a partir das 20h, a Prefeitura de Guarapuava promove a abertura oficial do Festival de Inverno 2014, com a inauguração de um termômetro e do marco da neve, além do Luau da Neve, com distribuição de chocolate quente e a participação da Banda Jovem de Guarapuava e do Coral Municipal. A programação do festival prossegue até o próximo dia 27.
Com objetivo é valorizar o frio guarapuavano e lembrar um ano da ocorrência da neve na cidade, o festival valoriza a cultura e a gastronomia do município, envolvendo restaurantes e hotéis, que vão oferecer pratos especiais de inverno. Esta semana (de 23 a 25), tem Mostra Cinematográfica “Neve em cena”, na Faculdade Campo Real, às 15h, com coffee break típico do frio nas três tardes do evento.
Festival
Terça-feira (22): Abertura oficial do festival
Inauguração do Termômetro Guarapuava
Luau da neve, com distribuição de chocolate quente
Lançamento do selo: ‘Guarapuava, o frio mais gostoso’
Inauguração do marco da neve
Local: Praça 9 de Dezembro
Horário: 20h
De 23 a 25
Mostra Cinematográfica “Neve em cena”
Coffee breaks típicos do frio nas três tardes do evento
Local: Faculdade Campo Real
Horário: 15h
Dia 23
Lançamento do volume II do livro: “Aqui neva como na Europa”
Dia 24
Lançamento da revista Afbras ‘Guarapuava, a Cidade do Frio’
Local: Acig
Horário: 10h
Dias 25 e 26
Encontro dos Adjors (Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Brasil)
Local: Distrito de Entre Rios e Prefeitura de Guarapuava
Dias 26 e 27
2º Arraiá beneficente – Hospital São Vicente de Paulo
Local: Parque de exposições Lacerda Werneck
Vândalos destroem placa de obras na Praça da Ucrânia
Há alguns dias, a Surg (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava) iniciou a construção de uma rotatória em forma de gota no cruzamento das ruas Saldanha Marinho e 17 de Julho, no bairro Trianon. Como acontece em toda obra municipal, no local foi colocada uma placa para informar à população sobre o serviço. O problema é que vândalos depredaram a placa. A Surg já trocou por outra nova. “As placas, além de mostrarem no que as equipes estão trabalhando, também orientam a população, evitando transtornos e acidentes”, alerta o presidente da Surg, Fernando Daniami.
A construção da gota contribuirá com a redução no número de acidentes naquele local, que continua alto mesmo com o reforço na sinalização realizado recentemente. A primeira fase consiste na terraplanagem da Praça da Ucrânia. Depois, acontece o ajuste da pista e a construção de calçada e meio-fio ao redor da praça. Por fim, será executada a gota. “Após estudos, a gota foi a opção encontrada para disciplinar os motoristas. Muitos pediram a instalação de um semáforo, o que não seria eficiente uma vez que o objetivo é fazer com que os carros reduzam a velocidade. Quando o sinal está aberto, o motorista em alta velocidade não diminui para passar pelo cruzamento”, esclarece o engenheiro de tráfego da Surg, César Sanchez.
Revista Periódika mostra trabalhos científicos desenvolvidos em Guarapuava
Integrando as comemorações de 24 anos, a Unicentro lançou a revista Periódika. Com o objetivo de divulgar os trabalhos científicos acadêmicos realizados dentro da universidade no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, a revista conta com linguagem acessível e será publicada semestralmente. De acordo com o reitor, Aldo Nelson Bona, a Periódika serve como uma vitrine dos bons exemplos que existem na Unicentro.
“Uma das utilizações da revista é a prestação de contas do que a universidade está realizando, mostrando os professores, pesquisadores, funcionários e estudantes, popularizando os trabalhos desenvolvidos na instituição. Buscamos a partir da publicação encontrar interesses comuns entre universidade e iniciativa privada, ampliando a prestação de serviços a comunidade”, destaca o reitor. A revista pode ser encontra na Unicentro e no site www.unicentro.br.
Alunos da Escola Carlita Guimarães Pupo visitam o Paço Municipal
Nesta segunda, terça e quarta-feira (21 a 23), os alunos da Escola Municipal Carlita Guimarães Pupo visitam o Paço Municipal e a Câmara de Vereadores. O passeio tem o objetivo de proporcionar às crianças uma aula diferente sobre o funcionamento do poder público. O prefeito Cesar Silvestri Filho recebeu os pequenos em seu gabinete e conversou sobre a rotina da prefeitura.