Notícias

Retrospectiva 2022: Secretaria de Planejamento e Urbanismo destaca ações de melhorias na qualidade de vida dos cidadãos de Guarapuava

27/12/2022

A Secretaria desenvolveu o projeto municipal Cidade Monitorada, bem como obras e revitalizações em diversos locais do município.

 

A Secretaria de Planejamento e Urbanismo realizou, no ano de 2022, diversas ações para a melhoria na vida dos cidadãos de Guarapuava.  A pasta, juntamente com as demais Secretarias, auxiliou no planejamento estratégico das ações municipais.  

 

Pensando na segurança pública da população, Guarapuava aderiu ao projeto municipal “Cidade Monitorada”. A primeira etapa do trabalho, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, por meio do programa Espia, Polícia Militar e Polícia Civil, teve início em agosto deste ano. O projeto contempla a instalação de 120 câmeras em pontos estratégicos da cidade, bem como em entradas e saídas do município, regiões com grande fluxo de pessoas e veículos, além de pontos de conflito e nas imediações de escolas e universidades.

 

Como forma de melhoria na qualidade de vida das pessoas, a Secretaria planejou adequações e ampliações em diversos pontos da cidade. Uma dessas obras é a nova Praça Juscelino Kubitschek, que será construída no bairro Santa Cruz, em frente à Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO). A reforma e revitalização se fazem necessárias, já que a estrutura sofreu danos com o passar do tempo. A obra tem como objetivo, recuperar e promover mais espaços de lazer, com novo paisagismo, na intenção de deixar a praça mais bela aos moradores e visitantes. 

 

Outro trabalho considerado importante e necessário, foi a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jordão. A reforma e readequação do espaço foi realizada pela prefeitura, em parceria com o Centro Universitário Campo Real. O intuito da obra foi o de melhorar o atendimento da população do bairro e regiões rurais do entorno, em uma integração do serviço público com o ensino acadêmico. Desta forma, os alunos de Engenharia Civil e Arquitetura, participaram do projeto de reforma da Unidade, enquanto os alunos do curso de Medicina farão suas atividades práticas naquele local. A UBS foi entregue no dia 19 de dezembro de 2022, solucionando uma demanda antiga da população do bairro. 

 

Outra obra de grande porte será realizada no bairro Jordão. Proposta pelo Centro de Planejamento Urbano e Habitacional de Guarapuava (CEPLUHG), terá início nos primeiros meses de 2023, a revitalização da Avenida Vereador Rubem Siqueira Ribas. Os trabalhos contemplam o alargamento da pista de rolagem de veículos, ciclofaixas com dois metros de largura, calçadas, pista de caminhada, faixas elevadas para pedestres, paisagismo, iluminação e sinalização. Além de garantir mais segurança aos motoristas, ciclistas e pedestres, melhorando a mobilidade, o projeto na Avenida que dá acesso ao Parque Recreativo Jordão, será um novo cartão-postal da cidade, conforme o CEPLUHG. 

 

A Secretaria de Planejamento e Urbanismo, ouve e atende as demandas da população. E foi pensando em demandas e reivindicações dos cidadãos, que o projeto de reformas e melhorias no Cemitério Municipal Santo Antônio começou a ser desenvolvido. A obra irá abranger uma área de 60.500 metros quadrados com fechamento lateral, fundos em cerca com mourões de concreto, tela galvanizada de 1.100 metros lineares e 190 metros lineares de cerca palito. Além de portal de entrada em alvenaria com acabamento texturizado e letreiro em aço inox, contemplando também, portão de acesso para pedestres e veículos. 

 

Também receberam reparos e melhorias: o espaço cidadão do distrito da Palmeirinha, espaço cidadão do Bairro Xarquinho, Escola Abílio, CMEI Primavera, Teatro Municipal, Escola Cebula,  Escola Capitão Wagner, CMEI Santa Terezinha, Escola Conrado, Escola Hildegard, CMEI Emília Dominico, Escola Santa Cruz, Escola Gabriel Hugo Rios, Escola Pedro Itararé, Escola Maack, Escola Lacerda Werneck, Escola Manoel Moreira e Casa Amarela. 

 

Desde agosto de 2021, existe a centralização dos serviços da Secretaria no CEPLUHG, que realiza um trabalho multissetorial, concentrando serviços de engenharia civil, elétrica, cartografia, além de arquitetura, urbanismo e paisagismo.

 

A partir desta integração de serviços, diversas ações foram desenvolvidas neste ano. Dentre elas se destacam: a reforma da Casa de Acolhimento Fundação Proteger, reparos e melhorias nas UBS Guairacá, UBS Colibri, UBS Campo Velho, UBS Recanto Feliz, UBS Xarquinho, UBS 2000, UBS Adão Kaminski, UBS Boqueirão, UBS Entre Rios, UBS Santa Cruz, UBS Santana e UBS Tancredo Neves.

 

Por fim, a Secretaria fez a sondagem da Delegacia Cidadã, que já conta com os projetos complementares e arquitetônicos que são do porte três do modelo da Secretaria de Estado. Além disso, foram realizadas melhorias e revitalizações em diversos locais, tais como: Praças e Parques.