Notícias

Ruas de Guarapuava recebem melhorias com a instalação de novas galerias

09/02/2024

Novas galerias, meios-fios e pavimentação estão entre as obras em execução no momento. Bairros dos Estados e Industrial são os beneficiados desta vez.

 

A Prefeitura, por meio da Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (SURG) continua realizando melhorias e a manutenção no sistema de drenagem de diversas ruas do Município.

 

No bairro Dos Estados, a rua São Paulo está recebendo a instalação de três novas galerias, além da implantação do meio-fio e de bocas de lobo. Já no encontro das ruas Santa Catarina e Paraná, está sendo realizada a ampliação de cinco metros de galeria para escoar a água da chuva. A calçada e o meio-fio naquele trecho também serão reformados após o término da obra.

 

Equipes da SURG também atuam no Bairro Industrial. Na rua Ozório Alves da Rocha será feita a drenagem urbana e posteriormente, a pavimentação da via. Onze novas caixas de drenagem e um dissipador de água serão instalados.

 

“Estamos trabalhando sempre para melhorar a infraestrutura do nosso município. O funcionamento eficiente e adequado dessas galerias é essencial para garantir um ambiente urbano limpo, seguro e saudável, promovendo a qualidade de vida dos cidadãos e a sustentabilidade da cidade a longo prazo. Além disso, estamos atendendo a pedidos antigos da nossa população. Fizemos estudos e agora estamos iniciando essas obras”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

 

As galerias de águas pluviais são sistemas subterrâneos cruciais para que não haja alagamentos nas cidades. O funcionamento eficiente desses dispositivos depende de uma série de elementos, incluindo declive adequado das tubulações para garantir o fluxo contínuo, bem como para superar obstáculos topográficos naturais que porventura ocorra no traçado da tubulação.

 

“Essa intervenção no Bairro Industrial é muito importante, pois é um pedido direto da população. Essas caixas de captação ajudam a diminuir o volume de água que corre pela rua. Desta foram, também são reduzidos os problemas que a população tinha em dias de chuva. Após essa etapa, teremos a sonhada pavimentação dessa rua, pois temos trabalhado para garantir qualidade de vida para todos, em todas as regiões da nossa cidade”, ressaltou o presidente da SURG, Halmuth Brandtner.