Notícias

Secretaria de Educação e Sicredi realizam formação do programa “A União Faz a Vida”

08/03/2024

Nos próximos meses, mais de 100 educadoras vão participar de capacitações e formações continuadas.

 

Auxiliando na formação de cidadãos mais justos e cooperativos, a Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com o Sistema de Cooperativas de Crédito (Sicredi), deu início às formações do programa “A União Faz a Vida”. Neste momento, 28 educadoras participaram de capacitações que ocorreram nesta segunda-feira (4) e terça-feira (5). 

 

“Nesta fase crucial do desenvolvimento, as crianças estão abertas ao mundo e receptivas a novas experiências. Em um mundo de constante transformação, a educação assume um papel ainda mais crucial na formação de cidadãos conscientes, críticos e preparados para os desafios do futuro. O programa ‘A União Faz a Vida’ surge como uma iniciativa fundamental para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção de uma sociedade mais justa e solidária”, sublinhou o secretário de Educação, Pablo de Almeida.

 

O programa é uma iniciativa do Sicredi, com a parceria das prefeituras de cidades brasileiras. Desde 1995, o projeto vem alavancando e promovendo a transformação social por meio da educação, dialogando com educadores e formando alunos como cidadãos cooperados. A iniciativa foi criada para incentivar práticas de cooperação e cidadania, por meio da educação. Em Guarapuava, a metodologia era aplicada somente em CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil). Entretanto, a partir deste ano, as educadoras das turmas de ensino infantil nas escolas também vão participar da iniciativa. 

 

“O Programa ‘A União Faz a Vida’ é o principal projeto de educação do Sicredi e objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, transformando os estudantes em protagonistas, por meio de metodologia específica. Porque, gente que pergunta, cresce”, ressaltou o gerente de relacionamento do Sicredi Planalto das Águas PR/SP, Michael Bueno.

 

O programa promove formações e capacitações continuadas dos educadores, realiza assessoria pedagógica durante o ano letivo e facilita o cadastro de professores na plataforma digital. O objetivo é possibilitar que os educadores sejam multiplicadores da metodologia, enquanto os alunos constroem e vivenciam atitudes e valores de cooperação e cidadania.

 

“É muito valioso ter o Sicredi ao nosso lado. Com esta parceria, podemos levar para as turmas noções de cidadania e cooperação aos alunos da educação infantil, por meio de novas estratégias e metodologias. Com isso, estimulamos o respeito à diversidade e aos direitos humanos, promovendo a participação ativa dos alunos na vida da comunidade escolar e na sociedade”, destacou a coordenadora do programa Crer&Ser, Ana Cláudia Klosouski.

 

 Na capacitação desta semana, 28 educadoras estiveram reunidas durante dois dias. Na segunda-feira (4), elas participaram de uma expedição investigativa em um espaço aberto, observando e experimentando o local. Já na terça-feira (5), a turma se reuniu e desenvolveu atividades a partir do diálogo e cooperação.

 

“O sucesso do programa depende desta parceria. As formações de 16 horas para esse número de pessoas são riquíssimas e necessárias, porque é uma metodologia que vem ao encontro das práticas adotadas pelos nossos educadores. E para nossos alunos, é uma preparação para o futuro, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes, preparando cada um deles para os desafios da vida em sociedade, ensinando a trabalhar em equipe, a resolver problemas e a tomar decisões responsáveis”, frisou a assessora da educação infantil do Departamento Pedagógico, Patricia Nascimento.

 

Na segunda turma, 45 educadores vão participar da capacitação entre os dias 8 e 9 de abril. Já para os 80 docentes que finalizaram o programa no ano passado, haverá uma formação continuada no dia 3 de maio.