Notícias

Secretaria de Educação promove formação sobre Psicomotricidade na Educação Infantil para professores e educadores

18/10/2023

Mais de 800 educadores devem participar dos cinco dias de formação sobre estímulos motores e psicológicos em crianças.

 

Com intuito de proporcionar conhecimento e competências sobre o desenvolvimento motor de crianças em idade escolar, entre os dias 16 e 20 de outubro, a Secretaria Municipal de Educação (SME) promove um curso de capacitação continuada para educadores do berçário ao Infantil V, e professores de educação física das escolas municipais. A formação sobre Psicomotricidade na Educação Infantil está sendo ministrada pelo doutor em Educação Física, Fábio José Antonio da Silva.

 

“A relação dos aspectos psicológicos e motores, desenvolvidos na psicomotricidade, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral das crianças. Por isso, há uma necessidade de introduzir este processo quando ainda pequenos. Nossos educadores exercem uma importância significativa no cultivo de habilidades motoras e sociais dos nossos pequenos, então ao compreender e aplicar esses princípios em suas  práticas pedagógicas, eles podem proporcionar um ambiente educacional mais rico e estimulante”, destacou o secretário de Educação, Pablo de Almeida.

 

“O objetivo da formação em Psicomotricidade é proporcionar a possibilidade do educador perceber, atuar e agir em sala de aula, estimulando o desenvolvimento da criança em seus aspectos motores, cognitivos e socioafetivos“, frisou a assessora pedagógica da SME, Patricia Pontarolo.

 

A formação está acontecendo em dois períodos. Ao todo, cerca de 830 educadores infantis e professores de educação física devem participar até a sexta-feira (20). 

 

“A formação tem sido bastante satisfatória, os professores têm participado ativamente, tanto na parte teórica quanto na parte prática. A teoria para algumas turmas é importante, os professores de berçário e infantil I, precisam vivenciar essa teoria para entender todo o processo de crescimento e desenvolvimento das crianças nesta faixa etária. O conteúdo que está sendo trabalhado é bastante rico, voltado à parte conceitual e os elementos psicomotores, e essa temática de psicomotricidade infantil é bastante importante porque ela é uma ferramenta muito potente no ensino-aprendizagem”, declarou o palestrante, Fábio José Antonio da Silva.

 

Ainda segundo Fábio, psicomotricidade é o alfabetizar o corpo através do movimento. Quando se utiliza esse processo, é possível potencializar a consciência corporal das crianças, otimizando ações que, de outra forma, poderiam ser trabalhosas e difíceis. Ele ainda afirma que a psicomotricidade favorece aos alunos a criação de uma identidade própria, objetivando sua autonomia e consciência corporal, sendo uma estratégia muito importante em parte do plano de aula de professores e educadores. 

 

Quatro turmas já estiveram presentes no curso que está acontecendo no campus Cedeteg, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Quem estava presente em uma das turmas foi a educadora Eloisa Lima, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Morro Alto. que afirmou que as atividades propostas prepararam e capacitaram ela a promover melhores práticas pedagógicas em sala de aula. 

 

“Eu gostei do conteúdo da formação. Gostei das brincadeiras realizadas ao ar livre, isso, com certeza foi o melhor. Além disso, as oficinas eram boas, apesar do tempo ser muito curto, a formação foi muito bem desenvolvida. Gostei de tudo e que venham mais cursos para nos auxiliar na nossa jornada”, finalizou.