
Secretaria de Educação promove quarto encontro de formação sobre o programa TEACCH
24/10/2023
O penúltimo encontro teve como tema “Avaliando as habilidades e adaptando as propostas às necessidades do educando”.
Nesta segunda-feira (24), o auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), se tornou palco para o quarto, e penúltimo, encontro da formação sobre o programa TEACCH. Cerca de 40 professores participaram da capacitação ministrada pela psicopedagoga com experiência em Educação Infantil e Educação Especial, Margarete Esser.
“Estamos sempre pensando em capacitar os educadores para atender com excelência às necessidades dos nossos alunos, então não há dúvidas que estamos empenhados em proporcionar uma formação continuada e especializada para nossos professores, porque reconhecemos a importância de assegurar um ambiente educacional inclusivo, onde cada criança possa aprender de acordo com suas próprias necessidades”, grifou o secretário de Educação, Pablo de Almeida.
O programa clínico e educacional, o método TEACCH (Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados com a Comunicação, em português), surgiu como uma iniciativa de pesquisa que observava o comportamento diário de crianças autistas, fundamentado na psicopedagogia e na psicologia comportamental.
“O objetivo do programa TEACCH é uma abordagem estruturada que propõe-se atender às necessidades específicas de cada aluno, especialmente aqueles com o Transtorno do Espectro Autista, focado em avaliar as habilidades específicas de cada um, adaptando as estratégias de ensino de acordo com suas necessidades. Esse programa visa proporcionar um ambiente organizado e previsível, promovendo a aprendizagem e a independência”, salientou a assessora pedagógica da SME, Elizana Gomes.
No total, a formação deve contar com cinco encontros, destes, quatro já ocorreram. Entre os temas abordados estão: Os princípios básicos da metodologia TEACCH; O ensino estruturado integrado ao modelo TEACCH; O processamento sensorial como uma parte do processo; e agora, Avaliando as habilidades e adaptando as propostas as necessidades do educando
“Gostei muito. A Margarete sabe muito bem conduzir a temática. Hoje ela trabalhou com a parte prática, mostrando exemplos de atividades e como fazer as adaptações necessárias para os alunos, em especial o autista. Ela nos convida a refletir sobre o modelo TEACCH, essas atividades e as maneiras corretas de instigar o aluno para que consiga avançar no seu processo de ensino aprendizagem. Ela nos mostra também a importância do emocional e do social e como afetam na aprendizagem. Para ‘mim’ é muito gratificante esses momentos e aprendo muito”, contou a Ana Marilda Santos Bueno, professora de Sala de Recurso Multifuncional na Escola Municipal Gabriel Hugo Rios.