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Secretaria de Educação prossegue com formações do método TEACCH

25/09/2023

A capacitação é destinada às professoras de Salas de Recurso Multifuncional e Classes Especiais.

 

Nesta segunda-feira (25), a Secretaria de Educação (SME), por meio da divisão da Educação Especial, realizou a continuação da formação da metodologia TEACCH. O objetivo é capacitar as professoras no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

O centro universitário UniGuairacá recebeu 57 professoras durante a manhã e tarde. Assim como nos últimos encontros, a psicopedagoga Margarete Esser ministrou a formação, agora com o tema “O processamento sensorial como uma parte do tratamento”.

 

“A Secretaria de Educação está comprometida em oferecer formações contínuas e especializadas aos nossos professores. Estamos procurando capacitá-los a atender, com excelência, às necessidades dos nossos alunos, porque reconhecemos a importância de assegurar um ambiente educacional inclusivo, onde cada criança possa aprender de acordo com suas necessidades individuais”, ressaltou o secretário de Educação, Pablo de Almeida.

 

O método TEACCH (Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados com a Comunicação), é um modelo de educação especial e inclusiva baseado na adaptação de ambientes e valorização da capacidade cognitiva do aluno, buscando promover sua autonomia por meio do desenvolvimento de novas habilidades.

 

“O processamento sensorial diz respeito à forma como o sistema nervoso central gerencia as informações recebidas dos órgãos sensoriais, ou seja, os estímulos visual, auditivo, tátil, gustativo e olfativo”, destacou a assessora pedagógica da SME, Monica Cristina Menon Folador.

 

No total, a formação vai contar com cinco encontros, destes, três já ocorreram. Entre os temas abordados estão:

 

Os princípios básicos da metodologia TEACCH;

 

O ensino estruturado integrado ao modelo TEACCH;

 

O processamento sensorial como uma parte do processo. 

 

“O encontro de hoje foi tranquilo. Nós estamos tendo continuidade sobre o Método TEACCH para trabalhar com as crianças autistas. O tema de hoje foi sobre a importância de fazer um planejamento adequado para as crianças conforme seus níveis e estabelecer objetivos específicos para cada criança sobre o que ela precisa aprender e como vamos ensinar”, contou a professora da sala de Recurso Multifuncional da Escola Hipolyta Nunes de Oliveira, Santina Pereira da Cruz Mazur.