
Secretaria de Educação realiza a primeira edição do Guará Gamer Matific Arena
04/10/2023
A iniciativa é uma parceria promovida entre a prefeitura de Guarapuava e a plataforma de gamificação em matemática, Matific, durante a Jornada Educatech.
Entre sorrisos e lágrimas, o Jornada Educatech, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, foi palco para a primeira edição do Guará Gamer Matific Arena, nesta terça-feira (3). Foram 48 competidores entre os períodos da manhã e tarde, sendo os quatro alunos mais bem classificados em cada unidade de ensino durante a Semana Desafio Matific. Todas as 16 escolas lideraram.
A Jornada Educatech é um evento promovido pelo Ecossistema de Inovação de Guarapuava destinado a estudantes da rede municipal, estadual, particular e ensino superior. Na iniciativa que reúne atividades educacionais ligadas à Ciência, Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação, a Secretaria Municipal de Educação (SME) não ficou de fora. Além do Guará Gamer Matific Arena, a SME também expôs impressoras 3D e placas makey makey e microbit para os visitantes.
“Hoje a gente fez o fechamento de todo esse projeto que vem ocorendo há dois anos em Guarapuava. Tudo isso foi realizado diretamente para essas crianças que representam toda a rede. O Guará Gamer foi sonhado desde o início, quando pensamos na implementação de tecnologia, inovação, gamificação em português e matemática. Desta forma, o Guará Gamer coroou esse processo. Espero do fundo do coração, que as crianças e as famílias tenham gostado. Eu digo que entregamos o que há de melhor na educação, que é aprender brincando, de forma lúdica, tomando gosto pela educação, pela matemática, português, por meio dos jogos. Eu acredito que é visível nos olhos deles hoje tudo isso”, sublinhou o secretário de educação, Pablo de Almeida.
A arena chamou a atenção de visitantes que torceram e lamentaram junto com os jogadores ao fim de cada rodada. Além de pais e responsáveis, a ocasião também contou com a presença dos representantes da plataforma Matific, Nádia Moya e Micael Fachini, direto da cidade de São Paulo – SP.
“Neste evento da educação eu notei muito protagonismo, muita alegria e destaque das crianças. São ações para poder transformar as vidas dos estudantes. Isso, para poder fazer o melhor para seus pais e para o futuro. A gamificação em matemática é magnífica, ela proporciona dedicação e muito conhecimento. Hoje, a matemática lúdica é competitiva e trazer a gamificação para essa área transforma o aprendizado em algo saudável de forma leve e contextualizada, mapeando as habilidades dos alunos”, ressaltou a assessora pedagógica da plataforma Matific, Nádia Moya.
GAMIFICAÇÃO
A gamificação na educação vem promovendo resultados e transformando as disciplinas de matemática e língua portuguesa mais atrativas e significativas para os alunos. Sendo assim, em junho deste ano, a Secretaria de Educação lançou o Guará Gamer, um projeto de gamificação em matemática nas salas de aula. Desta forma, semanalmente, os alunos de quartos e quintos anos realizam uma hora de atividades na plataforma Matific no modo arena, duelando em tempo real. Mais tarde, após discussões e planejamento, a SME idealizou o Guará Gamer Matific Arena.
“Inicialmente, quando trouxemos a gamificação para Guarapuava e realizamos eventos dentro das escolas, nosso secretário de Educação trouxe a ideia do eSports, uma competição para gamers usando a matemática. Estudando essa ideia e sonhando junto, transformamos o sonho em realidade. Foram meses pensando em como operar, quantos jogadores e toda estrutura operacional para este evento. Com isso, criamos uma organização completa. Somos pioneiros na modalidade esportes com a gamificação da matemática. Guará Gamer ficará para história. Tenho certeza de que o objetivo maior de tornar o aluno como principal protagonista dessa vivência foi alcançado. Agradecemos a parceria da plataforma Matific e Jornada Educatech”, declarou Jessica Kiczevi, Diretora do Departamento de Tecnologia Educacional da SME.
A competição foi muito aguardada pelos professores e alunos que se prepararam durante semanas. Além disso, o Guará Gamer Matific Arena foi destaque na Jornada Educatech, possibilitando a visibilidade de metodologias educacionais alternativas e inovadoras, e motivando os competidores a mostrarem seus conhecimentos em prática.
“O Guará Gamer Arena é uma competição pioneira na região. Até porque, nós não ouvimos falar em uma competição voltada para a matemática no mundo da educação. Estamos bem felizes e empolgados porque o dia foi espetacular para essas crianças, uma vez que são as principais protagonistas da história da educação em Guarapuava no ensino da matemática. Sabemos que muitas vezes essa disciplina é vista como algo que o aluno não gosta, mas hoje ela pode ser divertida, envolvente e por que não, se transformar em um esporte eletrônico voltado à matemática”, salientou a diretora.
A COMPETIÇÃO
As 16 escolas mais bem classificadas durante a Semana Desafio Matific, que ocorreu entre os dias 30 de junho e 4 de agosto, foram convidadas a participar e deveriam levar, obrigatoriamente, quatro alunos e um técnico. A seleção dos representantes foi feita a partir do desempenho durante a competição que ocorreu em agosto. O número de unidades por período foi dividido. Desta forma, oito participaram pela manhã e oito durante a tarde. Chaveamento realizado, a competição seguiu estilo mata-mata, seguindo pelas quartas de final, semifinais, disputa pelo terceiro lugar e a final.
As escolas municipais Antônio Lustosa de Oliveira, Iná Ribas Carli, Padre Estanislau Cebula, Professora Benedita dos Santos, Professora Carlita Guimarães Pupo, Professora Carmem, Professor Dionísio Kloster Sampaio e São Pedro, formaram as equipes que disputaram a primeira competição. Em uma manhã com muita emoção e vibração, a escola Cebula foi a vencedora, após a final contra a instituição Professor Dionísio Kloster Sampaio.
CONFIRA O PÓDIO
1° Lugar – Escola Municipal Padre Estanislau Cebula
2° Lugar – Escola Municipal Professor Dionísio Kloster Sampaio
3° Lugar – Escola Municipal Antônio Lustosa de Oliveira
“Desde que a gente soube que nós seríamos convidados para o evento, a gente começou a treinar na arena, mesmo na escola. Eu sempre fui tranquilizando meus meninos, que a gente já foi vitorioso apenas de ser uma escola selecionada a participar, então eles estavam bem ansiosos, mas confiantes que conseguiriam ganhar. Basicamente, nós apenas lapidamos esse conhecimento deles. Agora eu estou me sentindo nas nuvens, porque eles se comprometeram e vieram confiantes, estudaram em casa, então só temos orgulho das nossas crianças. E estamos aí, primeiro lugar”, comentou a professora de tecnologia da escola Cebula, Marianne de Fátima Guimarães Martins.
Durante a tarde, mais oito equipes competiram na Arena. As escolas municipais Domingos Sávio, Irene Guimarães Pupo, Professora Elcidia de Santa Maria Pereira e Professor Ariel José Pires, junto com as escolas do campo Professor Maack, Lídia Scheidt Curi e Manoel Moreira de Campos, formaram as mais duras batalhas. Com muito apoio da torcida, a escola campeã da Semana Desafio Matific, Elcídia de Santa Maria, eliminou a vice-campeã, Ariel José Pires, na primeira semifinal, e derrotou a escola Irene Guimarães na grande decisão, erguendo o troféu dourado novamente.
CONFIRA O PÓDIO
1° Lugar – Escola Municipal Professora Elcídia de Santa Maria Pereira
2° Lugar – Escola Municipal Irene Guimarães Pupo
3° Lugar – Escola Municipal Professor Ariel José Pires
“Nós estamos nos sentindo muito felizes porque os nossos alunos treinam muito. Nós temos horários semanais para eles jogarem o Matific, tanto que foram campeões nas olimpíadas do município e seremos campeões nas olimpíadas nacionais. Eles merecem muito, eles amam jogar e sentem falta se não jogarem. Então, nós estamos contentes que o resultado de tanto esforço chegou”, declarou a supervisora da escola campeã, Cristiane Hirt.
“Eu estou emocionado, mas nós temos que agradecer nossa escola por nos apoiar e professores que ajudam a gente. Valeu muito a pena participar de todas as aulas de matemática. Vamos continuar assim para ganhar mais troféus. Nossa escola é a melhor e sempre vai ser. Se Deus quiser, a gente vai ganhar no próximo ano também”, compartilharam os alunos vencedores, André, Iuri, Luis Arthur e Paulo, da Escola Municipal Elcídia de Santa Maria Pereira.
Confira AQUI a galreia de fotos do evento: