Notícias

Secretaria de Educação realiza oficina sobre Cultura da Paz e Gestão de Conflitos

05/10/2023

O evento foi destinado a diretores e coordenadores de Escolas e CMEIs de Guarapuava.

 

Na tarde desta quinta-feira (05), a Secretaria de Educação realizou o primeiro dia da oficina sobre Cultura da Paz e Gestão de Conflitos com diretores e coordenadores de Escolas Municipais e CMEIs de Guarapuava.

 

“Proporcionar um curso como esse para os nossos servidores, que fala sobre a Cultura de Paz e Gestão de Conflitos, vem de encontro com o trabalho em especial, voltado para pessoas. E, na educação, a nossa comunidade é muito grande. Temos 18 mil crianças, aproximadamente 16 mil famílias envolvidas, então diariamente o nosso processo de relações interpessoais é muito intenso. Este tipo de formação favorece que nossos diretores e coordenadores possam mediar conflitos que ocorrem dentro e fora da escola”, enfatiza o secretário de Educação, Pablo de Almeida.

 

A oficina contou com palestra, debate, diálogo e algumas atividades práticas, que buscaram integrar os participantes do evento e mostrar na prática ações de gestão de conflitos.

 

“Nosso objetivo é trabalhar uma imersão em gestão de conflitos para professores que atuam como diretores e coordenadores em Escolas e CMEIs. Nós estamos dividindo nossas atividades em três módulos, que ocorrem hoje e amanhã. Fazendo com que os educadores saiam aperfeiçoados para atender melhor as famílias e estudantes. Para que a comunidade escolar como um todo seja beneficiada com esses gestores mais capacitados para atender essas demandas nos momentos de conflitos”, comenta Jeciane Golinhaki, mediadora da oficina.

 

O objetivo da ação é possibilitar aos educadores experiências e técnicas de gestão de conflitos nas escolas. Buscando assim aprimorar a convivência e bem estar nas Escolas e CMEIs do município.

 

“É um curso excelente, vem de encontro com conflitos que encontramos nas escolas. Nos auxilia a ver novas formas de dialogar e conversar com os alunos, professores e pais. Estamos no primeiro dia, mas tenho certeza que até amanhã sairei com uma bagagem de conhecimento muito grande”, relata a professora da Escola Municipal Hipólita Nunes Oliveira, Rosane Passaglia.