Notícias

Secretaria de Educação realiza primeira aula do projeto Guará Kids em 2024

03/04/2024

Abordando vocabulário e pronúncia das palavras, a iniciativa garante o ensino da língua inglesa para alunos de quintos anos da rede municipal de ensino.

 

Garantido o acesso a oportunidades essenciais, na tarde desta terça-feira (2), a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou a primeira aula do projeto Guará Kids em 2024. Mais de dois mil alunos de quintos anos da rede municipal foram beneficiados com o retorno das aulas de inglês transmitidas on-line. 

 

“Acreditamos que o aprendizado do inglês é fundamental para o desenvolvimento das nossas crianças, abrindo portas para um mundo de oportunidades, tanto na vida pessoal quanto profissional. Com o domínio da língua inglesa, os alunos podem se comunicar com pessoas de todo o mundo e ampliar suas perspectivas de futuro. O Guará Kids representa um marco na educação do nosso Município. Com este projeto, democratizamos o acesso ao ensino de qualidade e construímos uma geração de cidadãos mais preparados para os desafios do século XXI”, sublinhou a secretária de Educação, Rejane Corrêa da Luz.

 

O Guará Kids começou a ser desenvolvido em agosto de 2022. A SME idealizou uma iniciativa que levasse o ensino da língua inglesa para estudantes dos quintos anos das escolas municipais. Desde a apresentação do projeto, houve um grande apoio de alunos, professores e famílias. Hoje, o Guará Kids atinge cerca de dois mil alunos das regiões urbanas e rurais do Município.

 

“O Guará Kids surgiu para dar um gás no aprendizado de inglês dos alunos do 5º ano, que já vão ter a disciplina na grade no próximo ano. Nossos alunos adoram e participam bastante. As escolas e as famílias também são indispensáveis, porque sempre nos dão um grande apoio, ajudando a divulgar o projeto. Todo mundo está junto para preparar o futuro das crianças, com mais oportunidades e um mundo de conhecimento novo se abrindo pela frente”, ressaltou a coordenadora do Projeto, Luciana Hey.

 

Estudos comprovam que até os 18 anos, aprender um novo idioma pode ser mais fácil, uma vez que a capacidade de aprendizagem nesta fase é muito maior. O conhecimento gramatical, que na infância e adolescência é mais proveitoso, se torna bem mais difícil na vida adulta. Segundo a coordenadora do projeto, oferecer aulas de inglês de forma gratuita é uma oportunidade para proporcionar o primeiro contato dos alunos da rede municipal com a língua inglesa. 

 

“No Guará Kids, acreditamos que o aprendizado do inglês no quinto ano é como construir uma ponte para um futuro cheio de oportunidades e descobertas. É a chance de nossos alunos embarcarem em uma aventura empolgante, desvendando um novo idioma e cultura, desde já se preparando para os desafios do sexto ano, onde o inglês se torna parte da grade curricular. Com o uso de músicas, trechos de filmes e séries, e situações do dia a dia, como ir ao supermercado ou à farmácia, no projeto, as crianças desenvolvem um conhecimento natural do vocabulário e da cultura dos países de língua inglesa”, complementou Luciana. 

 

As aulas, realizadas às 14h nas terças-feiras pelo canal da Educação no Youtube, duram cerca de 50 minutos. Toda semana, um aluno participa da gravação, entretanto, as demais crianças podem participar por meio do chat, com perguntas, sugestões e dúvidas. As aulas ficam gravadas e é possível assistir a qualquer momento, a partir de computador ou telefone celular.

 

Na transmissão desta terça-feira (2), mais de mil telas estavam sintonizadas em tempo real no canal do Youtube. A primeira aula do Guará Kids abordou o vocabulário básico do inglês e a pronúncia de frases simples, como “teacher”, “student”, “yes” e “no”.

 

“Como mãe fico muito feliz com a oportunidade. O aprendizado de uma nova língua é muito importante para o desenvolvimento das crianças, e poder ter a aula no conforto da casa é ainda melhor. Para nós, pais, que trabalhamos o dia todo, é muito difícil conseguir levar e acompanhar os filhos em aulas extracurriculares. Por isso, estou muito feliz com a oportunidade. Enquanto diretora, percebo que a oferta de aulas de inglês on-line no contraturno para os alunos do quinto ano é muito importante, tendo em vista que eles terão essa disciplina no sexto ano. Este contato inicial é fundamental. Sem falar que as crianças que aprendem inglês podem aumentar significativamente as oportunidades de carreira no futuro”, destacou a diretora da escola Escola Municipal Professora Julieta Anciutti, Jéssica Paulini. 

 

“Eu gosto de inglês, então vai ser muito legal ter aulas pelo Youtube toda semana. Eu pude participar da primeira gravação e estive junto com a Teacher Lu (Luciana Hey), que é uma professora muito divertida. Na primeira aula, a gente começou a estudar o vocabulário e termos importantes para conseguir falar em inglês muito bem”, concluiu o aluno que participou da primeira gravação, José Henrique Lacoski.