Notícias

Secretaria de Saúde de Guarapuava lança a Campanha Outubro Rosa 2023

09/10/2023

O evento de abertura foi realizado no Salão Nobre do Centro Universitário Campo Real e marca o início de uma série de atividades e iniciativas em Guarapuava. As ações são para aumentar a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. 

 

Com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, na tarde desta segunda-feira (9), a Secretaria de Saúde de Guarapuava (SMS), por meio do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher, realizou o lançamento da Campanha Outubro Rosa 2023. 

 

“Quando se fala que Guarapuava é rosa de janeiro a janeiro, não é à toa. Temos um grande potencial em conseguir diagnosticar e prevenir precocemente diversos tipos de cânceres. Contamos com o Hospital do Câncer, o IPEC e as diversas iniciativas do poder público. Essa união e essa rede de trabalho, têm a capacidade de otimizar e melhorar cada vez mais os atendimentos prestados neste sentido à população”, falou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes. 

 

“É uma satisfação muito grande realizar a abertura desta Campanha. O Programa que será capaz de levar muito mais informações sobre prevenção, tratamento de câncer de mama e de colo de útero, não apenas no mês de outubro, mas ampliar para todos os meses do ano. Além disso, Guarapuava conta com o horário estendido para que as mulheres possam procurar atendimento e realizar os seus exames com mais flexibilidade e, em breve, a mulher poderá agendar seu exame por meio do aplicativo ‘Fala Saúde’”, sublinhou a secretária da SMS de Guarapuava, Chayane Andrade Ceroni.  

 

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

 

No Brasil, foram estimados 66.280 novos casos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas Regiões Sul e Sudeste do País.

 

Por isso, no início da década de 1990, foi criado o movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, “Outubro Rosa”. O símbolo da prevenção à doença, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen For The Cure e distribuído aos participantes da primeira corrida pela cura, realizada em Nova York (EUA). Desde então, a ação é promovida anualmente no Brasil.

 

“Sabemos que o câncer diagnosticado precocemente tem a chance de cura de 95%. Por isso, esse mês é tão especial e tão relevante. Quanto mais nós conseguirmos levar a informação sobre o assunto, o poder de conscientização será maior. Na edição deste ano da Campanha, contamos com diversos parceiros, como Faculdade Campo Real, Unicentro, Faculdades Guairacá, Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, a ACIG, Estúdio de Tatuagem, enfim, são tantos outros parceiros que se tornam essenciais para que possamos fazer uma grande Campanha este ano”, salientou a coordenadora da Campanha Outubro Rosa 2023, Sueli Terezinha Martins Ribeiro.

 

PALESTRAS

 

Destinada a acadêmicos da área da saúde e médicos, durante o evento de abertura de lançamento da Campanha, foram promovidas palestras. 

 

Com o tema: Guarapuava é rosa de janeiro a janeiro, que marca esse lançamento da Campanha, a primeira palestra foi ministrada pela enfermeira e secretária de Saúde de Guarapuava, Chayane Andrade Ceroni e pela diretora do Departamento de Atenção à Saúde, Fabiula Pereira Lino de Assis. 

 

 “A nossa palestra, vem em consonância com o nosso projeto de mestrado. E ele (projeto) tem como objetivo, facilitar o acesso das usuárias do Município ao rastreamento de câncer de colo de útero e de mama. Além da ampliação dos horários e dias de atendimento nas unidades de saúde, vamos dinamizar o acesso de agendamento na realização do diagnóstico, por meio do aplicativo ‘Fala Saúde’. Importante ressaltar que só vamos liberar o agendamento pelo app, após o pleno funcionamento deste, com data ainda a ser definida”, explicou.

 

Outras palestras sobre o câncer foram realizadas durante o dia.