Notícias

Secretaria de Saúde de Guarapuava promove mutirão de conscientização para o Combate à Dengue

09/02/2024

Desta vez, a ação foi realizada no Centro da cidade e visa a conscientização da população sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito Aedes Aegypti. 

 

Nesta sexta-feira, 9 de fevereiro, a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e do Departamento de Vigilância em Saúde, com apoio de outros setores da Pasta, realizou mutirão de conscientização para o combate à Dengue no Centro da cidade. 

 

A ação que iniciou na Rua XV de Novembro e percorreu diversas ruas do Centro, visa a conscientização da população sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito Aedes Aegypti. 

 

“É muito importante a conscientização da população para o trabalho da prevenção da dengue, zika e chikungunya. Nós dependemos de que as pessoas se conscientizem e realmente não deixem água parada nos seus imóveis e eliminem todos os criadouros do vetor (aedes aegypti). Além desta ação realizada no dia de hoje, na próxima sexta-feira, vamos realizar mais um mutirão, que será maior ainda e irá percorrer diversos bairros da cidade”, disse a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Guarapuava, Bruna Tembil Batista. 

 

Sheila Bronhollo, é lojista no Centro da cidade. Ela foi uma das pessoas que recebeu as equipes da Secretaria. Sheila falou sobre a importância de receber essa conscientização.  

 

“Sabemos que não estamos livres de poder vir a sermos contaminados com alguma doença. É como sabemos que a Dengue está matando muitas pessoas. Por isso, acho muito importante haver ações como esta para conscientizar as pessoas, pois não adianta apenas eu fazer a minha parte e as outras pessoas não. Precisamos cuidar de nós e do próximo também”, argumentou. 

 

Visando, principalmente prevenir a propagação da doença no Município, além desta ação de conscientização, os Agentes de Endemias vão intensificar as visitas nas casas e realizar limpeza nos pontos mais críticos da cidade. E na próxima sexta-feira, 16 de fevereiro, haverá um novo mutirão que percorrerá diversos bairros da cidade.