
Secretaria de Saúde de Guarapuava realiza ação contra a dengue no bairro Colibri
10/10/2023
A ação visa conscientizar os moradores sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito Aedes Aegypti e prevenir a propagação da doença na região.
A Secretaria de Saúde de Guarapuava (SMS), por meio do setor de Vigilância Ambiental em Saúde, iniciou na manhã desta terça-feira (10), mutirão de conscientização e prevenção contra a dengue no bairro Colibri. A ação visa conscientizar os moradores sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito Aedes Aegypti e prevenir a propagação da doença na região.
“É importante ressaltar que, até o momento, não há casos confirmados do vírus da dengue em Guarapuava, em 2023. No entanto, a cidade abriga o vetor, o mosquito Aedes aegypti, que pode ser contaminado caso pique uma pessoa infectada que tenha vindo de uma cidade endêmica. Portanto, a ação preventiva tem como objetivo eliminar criadouros e reduzir a população de mosquitos, minimizando o risco de transmissão da doença”, destacou a responsável do setor de Vigilância Ambiental em Saúde de Guarapuava, Sabina Curi.
Para essa ação, a SMS convocou os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, que realizaram visitas domiciliares em toda a área do bairro. Durante essa visita, o intuito é conversar com os moradores, oferecer orientações sobre os cuidados básicos para evitar o acúmulo de água parada em suas propriedades e fornecer informações sobre os sintomas da dengue.
A agente de endemias, Simone Damazio, explica como ocorre o trabalho após a constatação de focos do mosquito e a constatação de larvas.
“Ao identificar possíveis larvas do mosquito, nós encaminhamos para o departamento de Vigilância Sanitária, onde é realizado uma análise para identificação. Em caso de larvas positivas do mosquito Aedes Aegypti, nós retornamos na residência ou comércio e realizamos uma notificação para o dono da propriedade”, explicou Simone.
Sabina ainda reforça os principais cuidados preventivos no combate à doença.
“É preciso que a população tenha consciência das atitudes que devem ser tomadas para prevenir e combater a proliferação da doença. Como a eliminação de criadouros, recipientes que possam acumular água parada, realizar a manutenção de piscinas e caixas d’água, realizar o descarte adequado de lixo, entre outros cuidados. É importante lembrar que a dengue pode ser uma doença grave, por isso é fundamental adotar essas medidas de prevenção e estar atento aos sintomas da doença, como febre alta, dores musculares e articulares, dor de cabeça e erupções na pele. E em caso de suspeita de dengue, é importante procurar assistência médica imediatamente”, completou.
Além deste bairro, nos próximos meses irá acontecer uma ação no bairro Residencial 2000, com data ainda a ser definida.