Notícias

SECRETARIA DE SAÚDE INVESTE PARA ZERAR FILA DE ESPERA POR MAMOGRAFIA

16/10/2019

O Prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho anunciou na manhã desta quarta-feira (16), mais um avanço para saúde da cidade. Integrando a programação do Outubro Rosa, foi assinado o projeto de lei Zero Fila Mamografia que permitirá maior celeridade aos atendimentos e acabar com a fila de espera por exames na cidade durante os próximos meses.

 

De acordo com o Centro de Saúde da Mulher, neste ano Guarapuava registrou 14 óbitos em decorrência do câncer de mama, por isso, a ação disponibilizará 1.300 exames com recursos oriundos de emenda parlamentar. “Nós queremos dar às nossas mulheres a condição de que vamos atender a toda a demanda dos exames conforme os critérios do protocolo, e é um alento para nós que acreditamos na prevenção, que se conseguimos ter diagnósticos precoces, vamos aumentar muito a eficiência do tratamento”, destacou o prefeito.

 

De acordo com o secretário de Saúde, Celso Góes, esse investimento permitirá atender aproximadamente 900 mulheres que aguardam para fazer o exame de mama em Guarapuava. “Nosso objetivo é zerar a fila de espera por exames de mamografia. Conseguimos essa verba muito importante, e agora as mulheres não precisam levantar cedo para pegar ficha e solicitar os exames, estando dentro dos critérios, basta fazer consulta, aproveitando inclusive os horários estendidos de atendimento que a Secretaria de Saúde está disponibilizando em virtude do Outubro Rosa”, informou o secretário.

 

Os encaminhamentos já podem ser feitos nas UBS e clinica da mulher, lembrando que estão com horários estendidos na próxima semana. Podem fazer o exame mulheres entre 50 e 69 anos, ou que tenham fatores de risco associados (mulheres da família que já tiveram a doença, ou sinais clínicos que indiquem risco).

Publicada em: 26/10/2019.