
Secretaria de Turismo busca parceria com Governo do Estado para gestão compartilhada do Parque São Francisco da Esperança
29/11/2019
O vice-prefeito de Guarapuava e secretário de Turismo e de Obras, Itacir Vezzaro, e o assessor especial de gabinete, Marcio de Sequeira, participaram de uma reunião com representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, do ITCG (Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná), e do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), esta semana, em Curitiba. O objetivo foi firmar parceria para a gestão do Parque São Francisco da Esperança, captação e aplicação de investimentos. Lei municipal de criação do parque, decreto estadual de criação do parque, estudos da área e análise da licença de instalação foram alguns dos temas da reunião.
“Apresentamos projetos para melhorias na infraestrutura do Parque São Francisco da Esperança, através de convênio a ser celebrado entre o município e Governo do Paraná. Com os novos investimentos e uma gestão compartilhada, o parque poderá receber mais visitantes, oferecendo mais conforto, orientação, segurança, organização e opções de atividades, elevando o grau de atratividade para o nível internacional, visto que é frequente e gradativo o aumento de visitantes estrangeiros no parque”, afirmou Itacir Vezzaro.
Conforme o projeto, o Centro de Visitantes terá sala de recepção, sala de audiovisual sobre o parque, normas de visitação e principais atrativos; novos banheiros e com acessibilidade; área coberta mais ampla para abrigar e proteger os visitantes do sol ou da chuva; restaurante/lanchonete; salas para administração e depósito de equipamentos e materiais. “Será construído no alto do penhasco, um mirante com laterais e piso de vidro transparente com três camadas, preso a uma grande estrutura metálica fixada nas rochas por 3 metros e mais 7 metros avançando no espaço vazio. Este mirante proporcionará uma vista espetacular para o salto São Francisco e todo o vale seguindo rio abaixo até o horizonte do Segundo Planalto Paranaense”, especificou Marcio de Sequeira.
Os visitantes poderão usufruir com mais conforto e qualidade de serviços e dos pontos turísticos do parque, como o Salto São Francisco, com 196 metros de altura; salto Coroinha; salto dos Cavalheiros, com 10 metros de altura; salto Juriti, com 50 metros; e salto das Pombas, com 75 metros de altura. As normas de utilização do parque continuarão a ser aplicadas de acordo com a legislação em vigor como o Código Tributário Municipal e o Sistema Nacional das Unidades de Conservação.
A reunião teve a presença do assessor do secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Reginaldo Joaquim de Souza, e do diretor presidente do ITCG, Amilcar Cavalcante Cabral.