
Secretaria de Turismo realiza o Diagnóstico Rural Participativo para fortalecer o turismo rural da região
08/03/2019
Secretaria de Turismo realiza o Diagnóstico Rural Participativo para fortalecer o turismo rural da região
Profissionais da Secretaria de Turismo de Guarapuava estiveram reunidos com 16 produtores participantes do projeto caminho de São Francisco da Esperança, na Fazenda das Marias, localizado na comunidade Faxinal do Saltinho – Distrito do Guairacá, para fazer uma análise dos requisitos necessários para fortalecer o turismo rural da região. “Sabemos que a região do Guairacá tem inúmeros potenciais para o turismo rural, mas esses produtores precisam ser estimulados e estão recebendo incentivo do município para conseguirem dar os primeiros passos. Com a metodologia do Diagnóstico Rural Participativo, conhecido também pela sigla DRP, conseguimos identificar, de forma participativa, o que será necessário para fortalecer a atividade turística aqui na região”, explica o prefeito em exercício, secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro.
O trabalho de incentivo ao turismo está sendo desenvolvido há mais de um ano pelos profissionais do turismo. De acordo com a coordenadora do Projeto de Turismo Rural, Valéria Stocki, o Caminho de São Francisco da Esperança, conta cinco propriedades já estão abertas para receber turistas, oferecendo café e almoço rural, trilhas e hospedagens. “Os produtores têm muita vontade de trabalhar com o turismo, mas precisam de orientação e incentivo. Agora que já conversamos com o pessoal aqui do Faxinal do Saltinho e aplicamos a metodologia, conseguimos identificar as necessidades reais da comunidade. A partir dessa análise vamos elaborar um planejamento específico para solucionar os problemas pontuais destacados”, comenta.
O Diagnóstico Rural Participativo – (DRP) é um conjunto de técnicas e ferramentas que permite que o grupo interaja e faça o seu próprio diagnóstico e a partir daí comecem a autogerenciar o seu planejamento e desenvolvimento. “A ideia é que a partir desse diagnóstico, os produtores possam compartilhar experiências e analisar os seus conhecimentos para melhorarem as suas habilidades de planejamento e ação. Com isso, vamos encontrar as melhores soluções para cada um abrir as portas de um novo negócio: o turismo rural”, diz Marcia Berbert, diretora da Secretaria de Turismo de Guarapuava.
“O mais interessante é ver a participação de todos em busca de soluções. Quando os agentes participativos são pessoas de diferentes idades, posição social e política, que podem apresentar posturas semelhantes ou contrárias, e, mesmo assim, contribuírem com seus pontos de vista para chegar a um determinado ponto de equilíbrio, o sucesso está garantido”, finaliza Itacir Vezzaro.
Publicado em 08/03/2019.