Notícias

Secretaria do Meio Ambiente realiza palestra sobre cuidado com a natureza em comemoração ao Dia da Árvore

21/09/2023

Alunos da Escola Municipal Dionísio Kloster Sampaio aprenderam sobre desmatamento através de contação de história.

 

A Secretaria do Meio Ambiente de Guarapuava (SEMAG), em parceria com a Secretaria de Educação, busca introduzir assuntos referentes ao meio ambiente em escolas e CMEIs do município. Palestras são apresentadas para as crianças, de forma didática e temática. Na tarde desta quarta-feira (20), os alunos da Escola Municipal Dionísio Kloster Sampaio, entre 7 e 9 anos de idade, receberam a visita da equipe da SEMAG para falar sobre a importância da preservação da natureza.

 

As árvores, além de serem fundamentais para o funcionamento do planeta, também são consideradas o maior símbolo da natureza. O Dia da Árvore é comemorado no em 21 de setembro, data escolhida por ser próxima do início da primavera do hemisfério sul. O objetivo é fomentar reflexão e discussões sobre o desmatamento. 

 

Segundo dados coletados pelo Índice de Pesquisa Ambiental na Amazônia (IPAM), a Floresta Amazônica, maior reserva natural do mundo, teve mais de 3 mil quilômetros cúbicos desmatados no primeiro semestre de 2022. Por isso, mais do que nunca, tornou-se essencial falar sobre a necessidade de preservação do meio ambiente, visto que as consequências já estão sendo sentidas. As mudanças climáticas repentinas são um dos exemplos.

 

Anna Karolina Kowalski é bióloga do Departamento de Resíduos Sólidos da SEMAG e destacou a relevância de abordar temas sobre o meio ambiente com crianças. “É muito importante fazer essas palestras, porque, é o que a gente diz, a criança é o futuro do meio ambiente, é o futuro do mundo. São nelas que a gente ainda deposita a nossa confiança de ter um mundo melhor”

 

Através da contação de história e fantoches, a bióloga apresentou para os alunos a importância das árvores para o mundo. As crianças, do segundo e terceiro ano do ensino fundamental, ouviram atentamente as explicações. Quando era aberto espaço para a interação, elas participaram muito animadas. 

 

Aquilo que as crianças aprendem diariamente dentro na escola influencia na vida das famílias. O impacto é ainda maior quando quem traz a informação é alguém novo, que não faz parte do dia a dia da sala de aula.

 

“Eles gostam que venha uma pessoa diferente. A história pode ser a mesma, ou o tema pode ser o mesmo, mas a figura da pessoa que tá contando para eles é diferente. Eu também trabalho com a temática de resíduos sólidos nas escolas e CMEIs, e eles cobram os pais referente ao descarte de lixo, eles cobram os pais referente ao corte da árvore, quando eles levam as mudinhas para casa eles cuidam”, pontuou Anna Karolina