Notícias

SEMAG E 26° GAC realizam plantio de mudas nativas em comemoração ao Dia da Árvore 

28/09/2023

A ação integra o Projeto Águas da Serra desenvolvido pela Pasta e o plantio foi realizado na Bacia do Rio das Pedras, na propriedade de Celso Petricovski, no Distrito do Guará.

 

Integrando o Projeto Águas da Serra, e em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAG), em parceria com o 26º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) realizou o plantio de mudas nativas para proteção de nascente. A ação ocorreu na Bacia do Rio das Pedras, na propriedade de Celso Petricovski, no Distrito do Guará.

 

“Por meio desta ação, conseguimos levar mais qualidade de vida à população. Pois, além de proporcionar uma água de qualidade para o consumo da família beneficiada, o projeto de preservação das nascentes da Bacia do Rio das Pedras, consequentemente, melhora a qualidade da água do manancial de abastecimento da população de Guarapuava”, pontuou o secretário de Meio Ambiente de Guarapuava, Germano Toledo Alves.

 

“Nossa instituição valoriza a preservação do meio ambiente. E, por isso, temos uma grande campanha dentro do exército brasileiro que é plantar uma muda de árvore por cada militar em todo o País. Por isso, poder fazer parte desta iniciativa neste dia, é de extrema importância, pois nos auxiliou a bater a meta aqui no município”, sublinhou o tenente-coronel do 26° GAC, Luiz Renato Laraia Pinheiro. 

 

Os rios são de extrema importância para a preservação e manutenção da vida nos mais diversos ecossistemas. A vegetação encontrada na margem, denominada Mata Ciliar, possui grande relevância na sua preservação, pois evita o processo de erosão do solo e preserva a flora e fauna que fazem parte destas áreas. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente desenvolve desde 2019 o projeto Águas da Serra no Município. 

 

“O ‘Águas da Serra’ é um projeto realizado em parceria com o Governo Federal e tem como objetivo a recuperação e proteção da Bacia do Rio das Pedras no Município de Guarapuava. Ele (projeto) beneficia diretamente a população rural que habita a Bacia do Rio das Pedras e indiretamente a população de todo o Município, as usinas hidrelétricas, além de outras cidades no entorno. Até o momento, mais de 90 famílias pertencentes à Bacia já foram beneficiadas”, explicou a bióloga e diretora de projetos ambientais da SEMAG, Selba Peres. 

 

O projeto conta com a proteção das nascentes da Bacia (pelo método solo-cimento), instalação de cercas, plantio de mudas nativas para a recomposição de mata ciliar, além de readequação das estradas rurais. O trabalho de educação ambiental realizado nas escolas e com a comunidade, é constante em Guarapuava.

 

Somente neste dia, foram plantadas 150 mudas das espécies Angico, Bracatinga, Imbuia, Canela e Capororoca. A área que recebeu o plantio das mudas pertence à família de Celso Petricovski, no Distrito do Guará. Ele destaca a importância de ter a oportunidade de fazer parte deste projeto. “Esta ação é muito importante para a preservação da natureza. Todo produtor tem o anseio de proteger a sua fonte para manutenção da propriedade. Por isso, ficamos muito honrados por poder ser beneficiados pelo projeto”, concluiu.

 

Para conferir mais fotos da ação realizada pela manhã, clique AQUI.