Notícias

SEMAG traz para Guarapuava espetáculo teatral “Arara, Gralha e Pinhão, até quando existirão?”, do grupo Flogisto

10/10/2023

Os ingressos são limitados para crianças de até 12 anos, acompanhadas por um responsável, e devem ser retirados na bilheteria do Teatro Municipal nesta quarta-feira (11), a partir das 9h.

 

A Secretaria de Meio Ambiente de Guarapuava (SEMAG) e o grupo de teatro Flogisto, em parceria com a Secretaria de Municipal de Cultura, apresentam, no dia 11 de outubro, às 15h, no Teatro Municipal, a peça de educação ambiental “Arara, Gralha e Pinhão, até quando existirão?”. O evento é gratuito. Os ingressos são limitados e devem ser retirados na bilheteria do Teatro nesta quarta-feira (11), a partir das 9h. 

 

“Queremos que as nossas crianças aprendam a cuidar da natureza de forma lúdica. Com essa peça de teatro vamos informar e sensibilizar a comunidade buscando uma mudança de comportamento voltada para a conservação do meio ambiente. Cada indivíduo precisa se sentir pertencente ao processo que integra a preservação”, comenta o secretário de Meio Ambiente de Guarapuava, Germano Toledo Alves.

 

A ação faz parte do projeto de extensão “Direitos humanos e diversidade: arte, ciência e tecnologias em movimento para uma educação alterizante”, coordenado pela professora Renata Orlandi. No elenco, Nadhine Rios, Leila Freire, Renan Sota Guimarães e Viviane Oliveira.

 

A SEMAG reforça que os ingressos são limitados para crianças de até 12 anos, acompanhadas por um responsável, e devem ser retirados na bilheteria do Teatro Municipal Marina Karan Primak nesta quarta-feira (11), a partir das 9h.

 

Sobre o espetáculo

O espetáculo trata de forma envolvente e poética temas como a biopirataria, extinção de espécies e ganância do ser humano são prejudiciais ao meio ambiente. A narrativa engloba a trajetória de duas aves ameaçadas de extinção: a Ararinha Azul, fugitiva do Parque das Aves em Foz do Iguaçu; e de sua grande amiga, a Gralha Azul, amizade esta que acontece em uma floresta situada na região sul do país. 

 

As amigas unem-se para tentar resgatar Maria Barra, esposa do João-de-Barro, que foi presa pelo próprio marido em sua casa, quando são surpreendidas por um caçador. Tudo parece perdido, mas essas personagens seguem em frente lutando pela afirmação de sua importância para a preservação do ecossistema.

 

Sobre o grupo 

O grupo Flogisto foi formado no ano de 2017 com o intuito de promover a divulgação científica por meio das artes cênicas. A peça Fogo Líquido, primeiro espetáculo produzido pelo grupo, foi apresentada em São Carlos/SP – a convite da Universidade Federal de São Carlos – em Curitiba, Ponta Grossa e Carambeí.

 

Com esse mesmo espetáculo, o Flogisto participou de festivais, como o Ciência em Cena e Mostra de Teatro da UFPR. “Arara, gralha e pinhão, até quando existirão?” é o segundo espetáculo do grupo. A peça já foi assistida por mais de duas mil pessoas em diversas cidades do país.

 

Serviço: Peça teatral de educação ambiental “Arara, Gralha e Pinhão, até quando existirão?”

 

Local: Teatro Municipal Marina Karan Primak – R. Padre Chagas, 3151 – Centro;

Data: 11 de outubro

Retiradas dos ingressos: a partir das 9h.

Horário da apresentação: 15h