Notícias

Servidores da rede municipal realizam capacitação sobre primeiros socorros

22/09/2023

A ação realizada pela Secretaria de Educação, com parceria da Unicentro, vai beneficiar as unidades de ensino do município.

 

Durante esta sexta-feira (22), cerca de 70 educadores e funcionários dos CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) Mundo da Criança, Alegria do Saber, Vitória e Guarapuava, estiveram presentes em um curso sobre noções básicas de primeiros socorros. A iniciativa é ofertada pelo departamento de enfermagem da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). Durante a manhã, a capacitação ocorreu no CMEI Vitória, já no período da tarde, a ação foi realizada no campus Cedeteg da Unicentro. 

 

“Nós priorizamos a segurança e o bem-estar das nossas crianças nas escolas e CMEIs. Então, é fundamental que os professores e educadores estejam preparados para agir rapidamente e de maneira adequada em qualquer situação, oferecendo um ambiente mais seguro e tranquilo para nossos pequenos”, declarou o secretário de Educação, Pablo de Almeida. 

 

A capacitação foi realizada pelos estudantes do 4° ano de enfermagem na disciplina de Cuidados de Enfermagem para Pacientes em Situações Críticas. Os alunos estiveram à frente do curso, atribuindo ações de promoção de saúde, prevenção de agravos e vigilância em saúde nas situações de urgências e emergências, dividido em dois momentos. Um teórico, inicialmente, e por fim, atividades práticas para a compreensão e consolidação dos fundamentos estudados. 

 

“O curso está sendo realizado presencialmente nas unidades escolares por acadêmicos, onde estão sendo formados os servidores. Nesta sexta-feira, foi a vez do CMEI Vitória Sede, CMEI Vitória Extensão e Cmei Alegria do Saber, em Entre Rios. Na oportunidade, a formação foi ministrada pela professora Marisete Hulek, juntamente com estagiárias do Curso de Enfermagem. À tarde, a capacitação ocorreu no Campus Cedeteg para os servidores do CMEI Guarapuava e CMEI O Mundo da Criança, e foi ministrado pelo professor Bruno Bordin Pelazza”, informou o responsável pelo Departamento de Legislação e Processos Educacionais, Gerson Anschau Poleze.

 

Desde outubro de 2018, as instituições de ensino básico devem ter, obrigatoriamente, servidores capacitados a realizar os primeiros socorros nas situações de emergência. A determinação foi assentada na Lei Federal Lucas (Lei nº 13.722), após um acidente com Lucas Begalli, uma criança de 10 anos de idade que perdeu a vida em um passeio escolar. A causa da morte foi declarada como asfixia mecânica, uma fatalidade que poderia ter sido evitada se houvesse o preparo adequado. 

 

“Termos profissionais capacitados a realizar os encaminhamentos disponíveis pode fazer a diferença em situações de vida ou morte, além de evitar possíveis sequelas produzidas por acidentes na rotina escolar”, enfatizaram as assessoras pedagógicas da SME, Patricia Nascimento e Elaine Abreu. 

 

“Achei muito interessante. Eu gostei de ter participado, já que aprendi bastante com as explicações. Acredito que foi muito proveitoso para todas nós”, contou Mariangela Araujo de Almeida, responsável pelos serviços gerais no CMEI Mundo da Criança.

 

As instituições de ensino vão manter uma cópia dos atestados relativos à capacitação nas fichas individuais. Nos próximos dias, os profissionais também devem receber um certificado, comprovando a formação. Servidores de todas as unidades de ensino do Município passarão pelo treinamento.