
Servidores da Secretaria de Educação participam de curso sobre Letramentos de futuros
09/10/2023
O objetivo da ação foi promover discussões acerca do futuro da educação e ampliar a visão dos participantes sobre as novas tecnologias.
Iniciando a semana viajando pelo tempo. Nesta segunda-feira (9), a Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu a palestra Letramento de futuros: o hoje e o amanhã da educação, para mais de 50 servidores. A palestra ocorreu em dois períodos e foi ministrada pela mestra em Sociedade e Desenvolvimento e pesquisadora em inovação na educação, Jeciane Golinhaki.
“Se nós queremos uma educação de qualidade, precisamos olhar para o futuro e entender o que esse futuro de incertezas nos traz. E esse olhar para o futuro tem que partir da gestão educacional. Por isso, a palestra com a Jeciane foi muito importante. Abordamos o letramento de futuros e acampanhamos as várias dinâmicas e vivências. Aprendemos ainda, sobre a importância do desenvolvimento de habilidades nos alunos. Essa iniciativa tem que partir de cada um de nós, educadores”, sublinhou a coordenadora do programa Crer&Ser e organizadora da palestra, Ana Cláudia Klosouski.
Segundo Ana Cláudia, a palestrante Jeciane Golinhaki é parceira da Secretaria Municipal de Educação. Na última semana, a professora ministrou uma capacitação para gestores de CMEIs sobre Cultura da Paz e se disponibilizou para uma ação futura, que acabou ocorrendo pouco tempo depois.
“O que podemos prever sobre a educação nos próximos 20, 50 ou 100 anos? Será que as inteligências artificiais irão afetar as ações de quem trabalha pela educação?”. Essas perguntas nortearam o encontro de formação desta segunda-feira. Os participantes viajaram ao futuro para ampliar suas visões para um novo contexto de mundo e da educação.
“Trouxemos para a equipe da SME um encontro para promover a aprendizagem sobre futuros. O que é esse futuro que desejamos? Qual futuro queremos construir? Quais inovações estão ocorrendo ao redor do mundo? Quais são os desafios que se colocam para Guarapuava e, no contexto global de todas as transformações? Essas são perguntas que precisam de respostas. A partir dessas respostas, a equipe tem mais instrumentos, ferramentas, diálogos e amplitude de olhares para tomar decisões dos projetos que fazem por aqui”, declarou Jeciane Golinhaki.
Jeciane Golinhaki, além de ser mestra em Sociedade e Desenvolvimento e pesquisadora em inovação na educação, também é empreendedora social. Ela é criadora do Cittadino Games. Trata-se de um projeto com jogos transversais de cidadania para o ensino médio. Ela ainda é professora de Cultura de Paz, adepta da sala de aula como espaço de transformação social. Nesta segunda-feira, a palestrante provocou indagações sobre o futuro da educação.
“O letramento de futuros é um conceito desenvolvido a partir da discussão da Unesco, dos pilares de aprendizado do futuro e é uma competência humana, que é a capacidade de olhar para o presente em que estamos inseridos, com o senso crítico e imaginar, criar futuros que desejamos”, ressaltou Jeciane.
“Eu achei que a palestra foi instigante no sentido de olharmos para o futuro a partir de uma perspectiva reflexiva. As mudanças estão ocorrendo rapidamente. Então, cabe a nós, professores, sermos versáteis para que possamos acompanhar e aprender a agir perante essas mudanças no sentido da educação”, contou a assessora pedagógica da SME, Marcia Raquel Rocha.
“A formação de hoje foi bem dinâmica. Eu participei pela manhã. A formadora trabalhou de maneira que cada um conseguisse expor suas ideias e opiniões em relação às novas tecnologias e inovações. Disse dos impactos que elas causaram e ainda vão causar no futuro no campo da educação. A maioria dos grupos conseguiu chegar em um consenso. Ficou claro que, se não tivermos empatia, as coisas não vão mudar. Foi falado bastante sobre se pôr no lugar do outro, uma vez que tudo evolui muito rápido. Por isso, devemos considerar a situação daqueles que não conseguem avançar junto com a tecnologia. É preciso estar sempre pronto a ajudar“, finalizou a coordenadora de mídias da SME, Daisy Heidler.