Notícias

Setembro Amarelo: CAPS II promove palestra sobre prevenção do suicídio para alunos da rede municipal de ensino 

20/09/2023

Integrando as diversas ações realizadas no município em alusão ao mês de combate e prevenção ao suicídio, a palestra foi promovida para os alunos do 4° ano A e B da Escola Municipal Benedita dos Santos. 

 

Na manhã desta quarta-feira (20), a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Saúde (SMS) e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), em parceria com o Centro Universitário Campo Real, promoveu uma palestra sobre prevenção e combate ao suicídio para os alunos do 4° ano A e B da Escola Municipal Benedita dos Santos. A iniciativa integra as diversas ações realizadas no município durante todo o mês. 

 

“O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo. Por isso, principalmente para nós, servidores públicos, devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. E tratar deste assunto com as crianças, auxilia a combater e a prevenir o mais cedo possível a depressão e outras doenças relacionadas”, salientou a médica do CAPS II, Patrícia Ritty

 

Durante a palestra foram abordados diversos assuntos relacionados ao tema. No fim das atividades, as crianças tiveram a oportunidade de interagir e fazer perguntas aos profissionais. 

 

“O suicídio é a ação executada pela própria pessoa em que a intenção seja a morte, de forma consciente e intencional, usando um meio que acredita ser letal. Também fazem parte do que habitualmente é chamado de comportamento suicida, os planos e a tentativa de suicídio. Por isso, saber identificar atitudes e comportamentos desta natureza em si e nas pessoas próximas é a melhor maneira de abordar o assunto, bem como procurar ajuda”, explicou o acadêmico do 6° ano do curso de Medicina da Campo Real, Willian Moreira Machado.

 

“Ao identificar que uma pessoa está em sofrimento e com pensamentos suicidas, é importante saber como falar sobre o assunto da maneira correta. Procure um ambiente apropriado, de preferência com tempo, olhe e escute a pessoa com atenção e seja resiliente”, completou a também acadêmica do 6° ano do curso Medicina da Campo Real, Lorena Ribeiro Pedroso. 

 

“Procurem ajuda para conversar quando os pensamentos ruins se tornarem tão frequentes que acabam trazendo limitações no dia a dia. Confiar em alguém e desabafar é o primeiro passo para lutarmos juntos”, finalizou Danielly Flauzino Pereira, que, como seus dois colegas, cursa o 6° ano de medicina. 

 

A palestra ainda reforçou que a melhor forma de abordagem em casos de crise ou sinais de pensamentos suicidas, sempre será a acolhida e a escuta sensível, isenta de julgamentos. Os locais para buscar ajuda são Serviços de Saúde, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Emergência: SAMU 192, Pronto Socorro, Hospitais, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – Batel, Unidade de Urgência e Emergência Primavera e Trianon.

 

Além desta palestra promovida pela manhã, outras serão realizadas em unidades de ensino do município, para os integrantes do Projeto Pelotão Esperança. Como encerramento da Campanha deste ano, no dia 27 de setembro a partir das 13h, haverá panfletagem realizada pelo CAPS II e AD na Rua XV de Novembro, no centro da cidade