
Setembro Amarelo: Prefeitura de Guarapuava promove ação de orientação sobre saúde mental
27/09/2023
A iniciativa ocorre da parceria entre CAPS II, CAPS AD e Centro Universitário Uniguairacá.
A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na tarde desta quarta-feira (27), no calçadão da Rua XV de Novembro, uma ação em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado a prevenção ao suicídio. A iniciativa foi organizada pelos CAPS AD e CAPS II, com apoio do Centro Universitário Uniguairacá.
Para a chefe de Divisão de Atenção Ambulatorial Especializada (responsável pelos CAPS) e Serviços Residenciais Terapêuticos (masculino e feminino), Fernanda Bariquelo Marcelino, a campanha Setembro Amarelo é de extrema importância, pois tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a prevenção do suicídio e busca reduzir o estigma em torno da saúde mental. Promovendo a empatia e o suporte às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade emocional.
“Ao destacar a importância do diálogo aberto sobre o tema, o Setembro Amarelo contribui para salvar vidas, incentivando aqueles que precisam buscar ajuda profissional e apoio de amigos e familiares. É uma oportunidade crucial para sensibilizar a sociedade para a saúde mental e a prevenção do suicídio. Em Guarapuava, durante todo o mês de setembro foram realizadas ações nas escolas, nos bairros, empresas, com parcerias com outras secretarias e instituições a fim de focar na prevenção do suicídio e promoção da saúde mental da população”, destacou Fernanda.
O objetivo é de orientar a população sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. Além disso, foram feitos atendimentos rápidos de saúde e de medição de pressão. Membros do exército do município também estavam presentes para realizar encaminhamento de pacientes para unidades de saúde, se necessário.
“Estamos com toda a equipe aqui (Calçadão da Rua XV de Novembro) para fazer essas orientações de prevenção ao suicídio e orientações do serviço de fluxograma de rede, como funcionam as unidades. Estamos orientando a população para que em qualquer momento de sofrimento, eles procurem ajuda”, ressaltou o coordenador do CAPS II, Genilson Ferreira de Lima.
Em caso de necessidade de atendimento multidisciplinar, é possível procurar uma das unidades do Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. As Unidades de Urgência e Emergência, Trianon e Primavera, e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Batel, também são opções de atendimento em casos de surtos psicóticos ou tentativa de suicídio.
Em caso de necessidade de ação mais imediata, o SAMU (192) conta com os médicos reguladores, que dão suporte aos pacientes em momentos de crise.