
Setembro Amarelo: Saúde mental é foco do 2º Dia “D” Informação Salva Vidas para moradores da Vila Concórdia
26/09/2022
Moradores da Vila Concórdia, do bairro Boqueirão, receberam, neste sábado (24), a 2ª edição do Dia “D” Informação Salva Vidas. A ação faz parte de um plano piloto, do grupo “Informação Salva Vidas”, que após uma pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e o 26° Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) escolheu o bairro para realização de atividades relacionadas à saúde mental pelo índice de tentativas de suicídio.
“Temos feito essas ações em prol da saúde mental. É importante demais, cada um no seu tempo e nas suas áreas de atuação trazer essas atividades para a comunidade. Então, a gente está trazendo para os moradores muita coisa lúdica, coisas que mexem com a cabeça das pessoas de forma muito sadia, que tira ela de algum estágio não muito positivo, para elevar o pensamento e seu estado de espírito. Buscamos que com a informação, essas pessoas encontrem ou reencontrem um novo sentido da vida”, destaca a integrante do departamento de comunicação do grupo, Maria Inês Guiné.
Com uma programação para todas as idades, os moradores puderam participar de rodas de conversa sobre uso de medicamentos para a saúde mental, receberam orientações psicológicas e sobre acesso aos programas sociais. Além disso, a ação contou com oficinas de grafitagem e de artesanato. Houve também a presença da biblioteca itinerante da Secretaria de Cultura e atividades de recreação com a Secretaria de Esporte e Recreação.
“Falar sobre a saúde mental é muito bom. Trazer o tema dessa maneira, ajuda a gente a ter informação e se distrair um pouco. Já passei por todas as barracas, mas quando vi que tinha crochê aqui, tive que parar para fazer um pouco. Já costumo fazer artesanato para me distrair”, conta Adriana de Paula Pereira, de 32 anos, moradora do bairro.
O evento também contou com a divulgação dos serviços do Centro de Referência do Atendimento à Mulher (CRAM) e dos programas Potencial Feminino e Dignidade Menstrual.
Informação Salva Vidas
O grupo reúne mais de 30 instituições parceiras, entre elas, as Secretarias Municipais e a sociedade civil, com objetivo de promover ações relacionadas à saúde mental e o combate ao suicídio. O “Informações Salva Vidas” trabalha para criar uma rede de apoio, com intuito de fortalecer as atividades sobre o tema para além do mês de setembro.