Notícias

Teatro conscientiza crianças e adolescentes sobre abuso e exploração

07/06/2019

Diversas ações de prevenção e conscientização foram realizadas em alusão ao 18 de maio, Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Uma delas foi o espetáculo O Medo de Terezinha, apresentado pela Cia Teatral Circo Teatro sem Lona, de Maringá. A peça ilustra uma criança que sofre abuso dentro de casa e não sabe como agir. “De forma lúdica e divertida, através do teatro, os personagens conseguiram passar para as crianças uma mensagem muito séria sobre abuso e exploração. Com essas e outras atividades, voltadas aos mais diversos públicos, ajudamos a conscientizar sobre esse tema tão importante”, afirma o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Ari Marcos Bona.

Em dois dias, aproximadamente 3.000 crianças, adolescentes, idosos e mulheres, atendidos pelo CRAS, de escolas e CMEIs, do Jardim das Américas, Industrial e Distrito de Entre Rios, assistiram a apresentação. Os eventos desenvolvidos pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de Guarapuava, contaram com encontros de formação, caminhadas e panfletagens em diversos locais do município.

Em 2018, o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos registrou 321 casos de vítimas de violência envolvendo crianças e adolescentes. Dados do Conselho Tutelar apontam o abuso sexual por pessoas da família como a principal violação.