
Trabalho da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social se intensificou durante a pandemia
08/04/2021
De março de 2020 a fevereiro de 2021, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou 66.592 atendimentos. Sendo que 7.029 famílias precisaram de visitas domiciliares pelas equipes técnicas da secretaria, que são formadas por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos. A principal atribuição da Política de Assistência Social no município é reduzir danos, monitorar populações em risco e prevenir agravos a vida em face das situações de vulnerabilidade.
A Assistência Social foi considerada área essencial no enfrentamento à pandemia da Covid-19, pois ela responde às necessidades imediatas e de sobrevivência da população. Muitas famílias tiveram a renda comprometida nesse momento e isso gerou sérias consequências, inclusive com falta de alimentos em muitos lares.
Pensando nisso, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Guarapuava manteve empenhos para que essa parcela da população fosse atendida. Todas as pessoas que se encontram em vulnerabilidade, que tiveram sua renda prejudicada significativamente, não conseguindo suprir as necessidades básicas de sua família, podem encontrar ajuda na secretaria.
“A Secretaria não tem medido esforços para dar continuidade a oferta de atendimento à população em situação de vulnerabilidade social através dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) que, durante a pandemia, realizam ações de prevenção e proteção voltados aos cuidados e combate à Covid-19, com um fluxo de intervenções sócio assistenciais para as famílias”, explicou a diretora técnica da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Lodi.
Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) disponibilizam serviços como:
- Cadastramento ou atualização do Cadastro Único para acesso a Programas do Governo Federal, como o Bolsa Família;
- Acesso a benefícios eventuais que atendem de maneira excepcional a família que se encontra em vulnerabilidade e risco social, como cesta básica e vale transporte;
- Encaminhamentos para o acesso a demais políticas públicas e direitos, bem como a outras secretarias.
As equipes do CRAS e do CREAS prestam os serviços oito horas por dia, respeitando o distanciamento social e seguindo todos os protocolos de segurança determinados pelos órgãos competentes, como disponibilidade de álcool em gel e uso de tendas para garantir acomodação com segurança em ambiente arejado.
Encontre o CRAS mais próximo da sua casa :
CRAS Unidade I: Rua Arlindo Antonelli, 452 (antiga Rua Corumbá) – Industrial
CRAS Unidade II: Rua Bernardino Roseira de Lacerda, 38 – Morro Alto
CRAS Unidade III: Rua Jorge Silveira do Amaral, 275 – Jardim das Américas
CRAS Unidade IV: Rua Afonso Pena, 183 – Tancredo Neves
Guará: Rua Vereador Eduardo Horst, s/nº – junto ao correio
Guairacá: Rua Vereador Benedito de Paula, s/nº – Posto Saúde
Palmeirinha: Rua Arthur Moreira, 295
Jordão: Rua Emilia Rodrigues Faustino da Cruz, 62 – Jordão
Colônia: PROJEÇÃO – Colônia Vitória
Informações
(42) 3623 7995 – assistenciasocial@guarapuava.pr.gov.br