
Três santuários católicos estão na rota turística da fé, em Guarapuava
02/07/2019
Muitas são as devoções que atraem a fé dos guarapuavanos. A cidade possui três santuários, dois deles dedicados à Nossas Senhoras de diferentes títulos: Aparecida e Três Vezes Admirável de Schöenstatt, o outro a Divina e Trina Ternura. Por essa diversidade religiosa, Guarapuava foi escolhida para sediar o XV Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável nos dias 10, 11 e 12 de julho. Os congressistas terão a oportunidade de conhecer, entre as diversas igrejas da cidade, a história dos santuários.
Único no mundo, o Santuário da Divina e Trina Ternura fica nas margens da BR 277, no km 345. Foi fundado há 34 anos pelo padre italiano, João Rocha, que há 50 evangeliza no Brasil. Da rodovia, se avista um portal de entrada com a imagem de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, a qual, para os que crêem, abençoa os viajantes que por ali passam. O lugar é conhecido como Morro da Divina Ternura e pode ser visto a distância. Tornou-se ponto máximo de reflexão, oração, meditação, contemplação e adoração a Deus. Apresenta atrativos como a gruta de Nossa Senhora e o morro com a Cruz do Cristo morto. A estrutura conta com salão de celebrações e meditação para receber romeiros. Na parte inferior, foi construída uma padaria, onde são produzidos biscoitos, pão do divino, alemão e do padre.
Com quase 50 anos de história, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, possui arquitetura que simboliza o manto da padroeira do Brasil e duas mãos postas em oração. Em meados dos anos 1960, um grupo se reunia para rezar o terço nas mediações do bairro Bonsucesso, em Guarapuava. O bispo da época, Dom Frederico Helmel, sensibilizou-se com aquelas pessoas e propôs a construção de uma capela. A partir de então a comunidade cresceu, se elevando a Paróquia e posteriormente a Santuário Diocesano. Hoje, os eventos realizados nessa igreja são destaque no município e região. A festa em honra a padroeira reúne milhares de pessoas. Conta com programação extensa e a tradicional cavalgada no dia 12 de outubro. Outro evento popular é a festa da polenta, que acontece no mês de abril. São aproximadamente dez dias de festa, onde se pode desfrutar de diversas receitas a base do ingrediente. Dois pratos destaque são o x-polenta, onde o pão é substituído pela polenta; e a polenta brustolada, servida com filé. O Santuário de Nossa Senhora Aparecida fica na rua Alípio Marcondes, 212, bairro Bonsucesso.
Quem está em busca de paz interior, pode visitar o Santuário de Schöenstatt, na PR 170, no km 6. Um lugar de reflexão e encontro com Deus, a capela foi construída em 1988, pela congregação que começou em Schöenstatt, na Alemanha. Espalhado por diversos lugares do mundo, o santuário é uma obra que tem seu ponto de unidade na aliança de amor com a Mãe Três Vezes Admirável de Schöenstatt.
Além dos santuários, os participantes do evento poderão conhecer a história e singularidade de outras manifestações religiosas que farão parte do Congresso, compondo a diversidade guarapuavana. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas online.
Publicado em: 02/07/2019