Notícias

UBS e UPA: saiba quando é necessário procurar

19/03/2020

A pandemia do Covid-19 tem deixado muitas pessoas apreensivas e, por isso, nesse momento, a informação é fundamental. É hora de ouvir com ainda mais atenção as orientações dos profissionais da área de saúde para evitar medidas incorretas e disseminar informações equivocadas.

 

Conforme o relatório diário emitido pela Sesa (Secretaria de Estado de Saúde), Guarapuava, neste momento, possui um caso suspeito de Coronavírus, sem nenhum registro confirmado. Mesmo assim, é preciso adotar ações preventivas e evitar deslocamento ou aglomerações, como buscar atendimento em UBS (Unidade Básicas de Saúde) e UPAs (Unidade de Pronto Atendimento), por exemplo. “Esses locais devem ser procurados apenas para condições inadiáveis. Todas as unidades estão preparadas para atender, mas pedimos o bom senso da população para enfrentarmos esse período”, orientou a chefe do Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade.

 

(Foto: UBS Planalto)

 

CHEGUEI DE VIAGEM, O QUE DEVO FAZER?

 

Aqueles que retornaram recentemente de viagem internacional ou de estados com casos confirmados do Covid-19 (Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, entre outros) devem permanecer em isolamento domiciliar por sete dias, mesmo que não apresentem sintomas. Já em situações pós viagem, com apresentação de febre e sintomas respiratórios, devem permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias.

 

COMO IDENTIFICAR CASOS SUSPEITOS?

 

Pessoas que apresentarem dor de garganta, febre alta, dor de cabeça, fraqueza, dificuldades para respirar, em retorno de viagem ao exterior ou de estados brasileiros com área com transmissão local; ou que tiveram contato próximo com casos suspeitos ou confirmados nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas estão dentro do quadro suspeito do Covid-19.

 

Nestas situações, a orientação é para não buscar atendimento em uma Unidade de Saúde para evitar a possível propagação do vírus. A partir desta sexta-feira (20), o número de emergência 0800 642 0019, da Secretaria Municipal de Saúde, estará disponível para orientar e atender os casos suspeitos do Coronavírus. Se necessário, haverá deslocamento de uma equipe especializada ao domicílio do paciente para avaliação médica.

 

SERVIÇOS SUSPENSOS NA SAÚDE

 

Vale destacar que, para evitar aglomerações, alguns serviços da Saúde foram suspensos pelos próximos 15 dias, sendo eles: atendimentos odontológicos, consultas eletivas, de puericultura, consultas de ginecologia feitas por enfermeiros, consultas eletivas dos multiprofissionais, atividades feitas em grupos/coletivos e solicitações e/ou realizações de exames que não são prioritários.