
Uma porta para pequenos produtores
23/06/2021
Geléia, pé de moleque, mel, pães e bolos. Esses são alguns dos produtos artesanais, que podem ser encontrados no Mercado Produtos da Terra, o primeiro espaço público do município que trabalha com economia solidária e garante renda aos pequenos produtores.
Ao todo, são 27 produtores, que fornecem não só comida mas também outros diversos tipos de artesanato, como, crochês, panos, vasos e tapetes. O programa, oferecido pela Prefeitura Municipal de Guarapuava, através de parcerias entre Secretaria de Políticas Publicas para as Mulheres e a Secretaria de Agricultura disponibiliza um espaço para esses pequenos empreendedores conseguirem expor seus produtos, proporcionando autonomia econômica.
Maria Lucia da Silva, de 60 anos, é uma das produtoras e fornece crochês e amigurumis, que são pequenos bonecos de tricô. Como artesã, Maria Lucia reforça a importância do programa, que auxilia o pequeno empreendedor.
“É um meio das pessoas conhecerem o nosso trabalho. Elas vêm aqui, mesmo sem comprar o artesanato, elas ficam sabendo onde tem e onde ir comprar, seja aqui pelo mercado ou mesmo com os fornecedores pelo particular”, destacou.
O espaço
Inaugurado no fim de 2019, o Mercado Produtos da Terra é o primeiro espaço público no município que trabalha com economia solidária, um método que gera cooperação, autogestão, sustentabilidade e prosperidade entre os participantes do programa. Ele funciona todos os dias, das 12h às 18h30, na Rodoviária de de Guarapuava, seguindo todas as medidas de prevenção do novo Coronavírus.