Notícias

Webnário alerta para abuso e exploração sexual infantil e adolescente

20/05/2021

Em 2019, o Disque 100, registrou mais de 245 mil novas denúncias de violência, destes 55 % são crianças e adolescentes. 2020 teve uma queda para 26% no total de notificações realizadas, levando em consideração que grande parte das denúncias ocorrem por parte de educadores, na sala de aula. Em meio à pandemia, em 2021 o Disque 100 registrou mais de 6 mil em 2021 de 1 de janeiro à 12 de maio. Os dados foram apresentados pelo secretário Nacional dos direitos da criança e do adolescente, Maurício Cunha, durante o Webnário online, em alusão Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

 

 

Estamos vivendo outra pandemia, de violência contra a criança, que traz sequelas terríveis, emocionais, físicas e até econômica. Os números de denúncias diminuíram, mas de violência aumentaram, isso significa que nossas crianças estão sofrendo sozinhas em situação de vulnerabilidade”, enfatizou o secretário.

 

 

Durante o evento, Maurício explanou sobre sinais que a criança pode apresentar, além da diferença entre a exploração sexual, que segundo ele, está ligada ao comércio com fins de lucro por aliciadores, agentes, clientes, os quais estão inseridos num sistema de exploração de imagens e sexual. E o abuso sexual, que em geral pode ser cometido por pessoas muito próximas à criança, com ou sem contato físico.

 

Preocupado com os avanços nas Políticas Públicas no combate à violência de crianças e adolescentes e pensando em alternativas de denúncias, o secretário apresentou no evento, o aplicativo Proteja Brasil, criado em parceria com a Unicef. “As denúncias são feitas no aplicativo com uma linguagem lúdica, definindo o sentimento ou o que a criança está passando por meio de desenhos, depois do preenchimento, a criança ou adolescente é direcionada ao atendimento disque 100”, destacou.

 

Ao final do evento a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Rosângela Virmond, enalteceu a palestra, destacando que as ações no combate ao Abuso e exploração sexual de crianças e adolescente continuará, além disso ela realiza uma visita em Brasília para conhecer a rede de apoio a vítimas de violência infantil. “O fato do País estar enfrentando a pandemia da covid-19, não enfraqueceu as ações. O webnário trouxe uma visão ampla de auxilio no debate e intervenções no combate ao abuso e a exploração sexual infantil. Vamos preparar nossos profissionais, aumentar nossa rede com base no que foi discutido e fazer os encaminhamentos, para prevenir e acolher as vítimas destes crimes”, finalizou.

 

Denuncie! Disque 100!

Denúncias podem ser feitas através do Disque 100 (Disque Direitos Humanos), que funciona 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. Em casos de emergência, você pode denunciar também no 190, da Policia Militar, e no 191, da Policia Rodoviária Federal. O sigilo é garantido e as ligações podem ser realizadas através de telefones fixos e celulares.